Fifa cobrará frete, mas entregará em domicílio ingressos da Copa-2014

Do UOL, em São Paulo

  • Vinicius Konchinski/UOL

    Durante a Copa das Confederações, torcedores sofreram com filas para retirar ingressos

    Durante a Copa das Confederações, torcedores sofreram com filas para retirar ingressos

A Fifa vai entregar ingressos da Copa-2014 na casa dos torcedores para facilitar a distribuição deles. Essa é uma mudança de estratégia em relação ao que tinha sido pensado inicialmente pela entidade. A partir desta terça-feira, inicia-se a primeira fase de venda de bilhetes para o Mundial, com um total de cerca de 1 milhão. O serviço será feito por empresas contratadas pela instituição esportiva, e o frete será cobrado.

Após a Copa das Confederações, foram feitas pesquisas com empresas especializadas em entregar produtos pelo mundo, e a federação internacional entendeu que era possível realizar a operação de forma segura.

"É como botar dinheiro nos correios. Contatamos essas empresas especializadas e encontramos um modelo de segurança. Eles vão tentar levar três vezes. Se não tiver, o ingresso pode voltar e a pessoal retirar", afirmou o diretor de ingressos da Fifa, Thierry Weil, que prevê capacidade de levar os bilhetes para quase todos os lugares no mundo.

A decisão de mandar os bilhetes para a casa tem como objetivo facilitar a distribuição de ingressos, visto que houve excessivas filas na Copa das Confederações nos pontos de distribuição. Também foi melhorada a operação do site da Fifa, com uma melhor coordenação entre as empresas responsáveis, para evitar quedas do sistema durante a venda. Mas, ressalte-se, que a questão não é uma ordem de chegada para os bilhetes, já que é feita uma reserva para posterior sorteio dos lugares.

Não será permitido receber os bilhetes em casa no caso daqueles que têm direito a descontos como estudantes, idosos ou membros da bolsa família. Isso porque eles têm que mostrar documentos para provar que efetivamente devem ter bilhetes mais baratos. Os outros terão a opção de marcar no site se tem interesse em receber os ingressos em casa.

A expectativa da Fifa é de alta procura pelos ingressos, com uma estimativa de 7 pedidos para um que será obtido. É a mesma proporção vista na Alemanha, o que é um interesse bem maior do que a Africa do Sul.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos