Dante quer encerrar ano perfeito e lembra "não" à Alemanha

Do UOL, em São Paulo

  • Clive Mason/Getty Images

    Dante em ação pela seleção; zagueiro teve a chance de atuar pela Alemanha, mas preferiu recusar

    Dante em ação pela seleção; zagueiro teve a chance de atuar pela Alemanha, mas preferiu recusar

Se há um jogador que está acostumado a levantar taças nos últimos meses e pode ajudar os companheiros a diminuírem a ansiedade antes da final da Copa das Confederações contra a Espanha, no domingo, este é o zagueiro Dante. Vencedor da tríplice coroa com o Bayern de Munique, o defensor busca o quarto título para coroar a melhor temporada da sua carreira.

Dante é reserva no time de Felipão, mas colecionou alguns minutos durante a competição. O principal momento foi na vitória contra a Itália, no encerramento da fase de grupos, quando substituiu David Luiz e marcou o primeiro gol do time.

"Conquistar todos os títulos esse ano pelo Bayern foi algo histórico e muito gratificante para mim. Foi o resultado de um grande trabalho coletivo e disciplinado por todos no clube. Agora vou em busca de mais uma conquista", disse Dante.

O zagueiro teve 100% de aproveitamento na sua primeira temporada no Bayern de Munique e conquistou o Campeonato Alemão, Copa da Alemanha e a Liga dos Campeões.

No ano, ele atuou em 50 partidas e marcou dois gols e deu três assistências. Outro número interessante é que Dante não foi expulso nenhuma vez e levou apenas oito cartões amarelos.

Dante está desde 2009 na Alemanha, quando foi contratado pelo Borussia Monchengladbach. O período na Europa é maior. O baiano está no Velho Continente desde 2004 e também jogou na França e na Bélgica.

O bom desempenho fez surgiu o convite para se naturalizar alemão e defender a equipe germânica. No entanto, mesmo sem espaço com os técnicos Dunga e Mano Meneses na seleção brasileira, o zagueiro recusou o pedido e foi convocado pela primeira vez apenas em 2013 já pelo técnico Luiz Felipe Scolari.

"O assédio foi grande, mas graças a Deus recebi essa oportunidade de representar o nosso país e realizar meu grande sonho. Agora vou fazer o meu máximo para ter uma vida longa aqui na seleção", lembrou.

"Foi um ascensão muito rápida e programada, pois tinha o objetivo de jogar em um time top europeu e depois servir a seleção. Sempre trabalhei muito para isso e deu tudo certo ", concluiu.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos