"Palestra" e pedido de chutão marcam conversa de Felipão com zaga

Fernando Duarte

Do UOL, em Belo Horizonte

Na vitória de 2 a 1 sobre o Uruguai, a atuação da dupla de zaga do Brasil foi um dos pontos que mais devem ter preocupado Luiz Felipe Scolari. Enquanto um ansioso David Luiz cometeu um pênalti aos 13 minutos do primeiro tempo, e que só não pôs o Brasil em desvantagem porque Julio Cesar  defendeu o chute de Forlan, Thiago Silva teve participação direta no gol uruguaio com um erro de passe dentro da área do Brasil.

Em sua entrevista coletiva na quarta-feira, Felipão disse que conversaria especificamente com a dupla de zaga, mas que iria se concentrar nos pontos positivos. "Costumo mostrar a meus jogadores vídeos com 90% de acertos e 10% de erros, com isso vou dando a confiança e tranquilidade que eles precisam", explicou o treinador.

Thiago revelou que ouviu de Scolari um pedido de simplicidade na hora de trabalhar em situações de mais risco. O treinador foi flagrado pelas câmeras reclamando muito do fato de o zagueiro do PSG não ter dado um chutão no lance do empate uruguaio. "O Felipão pediu que a gente tivesse um pouco menos de preocupação com o passe em situações como aquela e acho que não vou hesitar em manda a bola fora do estádio na próxima vez", prometeu.

David minimizou o fato de ter levado o segundo cartão amarelo consecutivo "prematuro". Na partida contra a Itália, foi advertido com apenas sete minutos ao abater Mario Balotelli. "São circunstâncias de jogo que resultam no cartão. Não acho que esteja mais ansioso, tanto que contra o México eu saí de campo sem uma falta sequer", lembrou o zagueiro do Chelsea.

Dupla mais usada na seleção desde o fim da gestão de Dunga, Thiago e David conseguiram nos dois primeiros jogos da Copa das Confederações pela primeira vez em dez torneios fazer com que uma zaga brasileira não fosse vazada. Sofreram dois gols contra a Itália no sábado passado e Felipão revelou sua preocupação em aumentar a proteção do setor. A parceria levou seis gols em sete partidas na Era Scolari.

Se taticamente a resolução dos problemas defensivos exige participação de outros setores do time, psicologicamente Felipão poderá precisar de um tom mais paternal. Thiago passou pela zona mista do Mineirão sem esconder seu abatimento e David não escondeu um pouco de irritação com perguntas sobre o desempenho da zaga. "Estou me sentindo muito mal com a falha. Aprendi a sair jogando com a bola dominada na área. Infelizmente, aconteceu o erro. Coloquei a classificação da seleção brasileira em risco e não tem como ficar sorrindo", disse Thiago.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos