Duplas Xavi/Iniesta e Pirlo/De Rossi opõem paciência e ousadia ao empurrar times

Bruno Freitas e José Ricardo Leite

Do UOL, em Fortaleza (CE)

  • Julio Cesar Guimaraes/UOL

    Iniesta controla bola com o ombro durante treino da seleção da Espanha em Fortaleza

    Iniesta controla bola com o ombro durante treino da seleção da Espanha em Fortaleza

É comum entre os grandes times dos últimos anos ver nas posições de transição entre ataque e defesa um dos pilares da conquista de títulos e estabilidade em campo. As duplas de volante passaram a ganhar importância muito maior e serem menos ofuscadas em relação aos meias e atacantes

O Corinthians, clube atual campeão mundial, é um exemplo ao ver a dupla Ralf e Paulinho como termômetro da equipe.

A importância dessas peças se expande para as seleções nacionais. A Espanha campeã mundial em 2010 e bicampeã da Europa usa com louvor a dupla que também é multicampeã no Barcelona; Xavi e Iniesta.

E no jogo desta quinta-feira, às 16h, contra a Itália, no Castelão, farão um duelo contra um par de muito respeito: Pirlo e De Rossi, campeões mundiais em 2006, na Alemanha, com a Azzurra comandada por Marcello Lippi.

Ambas as duplas têm carregado suas equipes até agora para chegar às semifinais da Copa das Confederações, mas cada uma à sua maneira. Os espanhóis com paciência e usando mais os companheiros até arriscarem uma jogada mais objetiva com segurança. Os italianos mais agudos e até participativos nos lances de perigo do time.

A importância e confiança das equipes nas duplas pode ser vista pelos números do Datafolha da primeira fase do torneio. Xavi, Iniesta, Pirlo e De Rossi são os que mais recebem bolas em seus times. Xavi é o jogador mais acionado de todo o torneio, com incrível média de 65 bolas recebidas por jogo.

O companheiro de Barcelona Iniesta vem com 55,7, na quarta colocação. De Rossi e Pirlo estão, respectivamente, na 8ª a 14ª posição no torneio, com 42,5 e 41,5.

Enquanto a dupla espanhola usa as outras peças do time para toques curtos e laterais, a tetracampeã mundial é mais agressiva e procurar resolver as coisas de uma maneira mais rápida.

Xavi e Iniesta têm um índice de erros de passe menor do que o de Pirlo, o melhor da Itália no quesito. Os baixinhos de Barcelona acertam 94,2% e 92,7%, respecrivamente. O meia da Juventus tem precisão de 90,4%. Mas porque arrisca mais.


Pirlo é o quarto atleta que mais finalizou na primeira fase, com uma média de quatro arremates ao gol por jogo. Nem a dupla espanhola e De Rossi aparecem entre os 20 que mais chutaram.

Além disso, é o líder do torneio em lançamentos longos e diretos na busca de um companheiro, com média de 2,5 por jogo. De Rossi é o sétimo, ao tentar um por jogo. Iniesta é o 13º, com 0,7, enquanto Xavi nem aparece entre os 20.

Mas a dupla espanhola, mais rápida e um pouco mais hábil, tem mais velocidade e capacidade de se desvincular da marcação. Isso é observado pelo técnico da seleção da Itália, Cesare Prandelli, que rasgou seda a Xavi e Iniesta.          

"Para quem ama o futebol da maneira  como eu, fico maravilhado quando os vejo jogar. Eles já mostraram que podem sair de qualquer marcação. São fenômenos".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos