Felipão elogia Brasil, mas diz que time ficou perdido por 15 ou 20 minutos

Do UOL, em São Paulo

  • Jefferson Bernardes/VIPCOMM

    Lucas ouve as instruções do técnico Luiz Felipe Scolari antes de entrar em campo

    Lucas ouve as instruções do técnico Luiz Felipe Scolari antes de entrar em campo

O Brasil venceu o México por 2 a 0. Acabou com o fantasma de um algoz da seleção. Neymar marcou um golaço e mostrou genialidade na jogada do segundo. E mesmo assim o técnico Luiz Felipe Scolari achou pontos para reclamar.

"[Saiu satisfeito] com os resultados, sim. Mas em determinados momentos, tivemos dificuldades. Principalmente quando o David Luiz saiu. Eles dominaram o jogo, nos perdemos por 15 ou 20 minutos. Em determinados momentos, tivemos desatenção em um dos lados do campo. O que quero ressaltar é esse espírito demonstrado, essa brasilidade. O que vimos e ouvimos aqui em Fortaleza foi muito bonito", disse Felipão.

A saída que o técnico menciona não foi uma substituição. No primeiro tempo, o zagueiro David Luiz dividiu com seu parceiro de zaga Tiago Silva. A trombada fez com seu nariz começasse a sangrar muito. Ele teve de ser atendido duas vezes fora de campo, entre os minutos 33 e 40 do primeiro tempo.

Os números do jogo mostram que a reclamação do técnico tem fundamento. Mesmo vencendo por 2 a 0, o time verde-amarelo teve apenas 2% de posse de vola a mais do que os mexicanos. Segundo o Datafolha, inclusive, o México trocou mais passes do que o Brasil nos 90 minutos, com 334 contra 284, e ainda acertou mais, com 83,2% contra 82,3.

Capitão do time e responsável pela área criticada, Thiago Silva disse que a defesa está subindo de rendimento. Nos últimos três jogos, o Brasil não levou gols. "Nosso time tem muita qualidade. Primeiro a gente acerta a parte defensiva, porque na frente temos muita qualidade para definir o jogo", explicou o defensor.

Mesmo com as críticas, as atitudes do gaúcho durante o jogo não mostram satisfação. As três substituições que fez no primeiro tempo foram as mesmas da vitória sobre o Japão, no último sábado: Hernanes entrou no lugar de Oscar, Lucas substituiu Hulk e Jô deu descanso para Fred. Os três agradaram, principalmente o centroavante, que marcou seu segundo gol na Copa das Confederações nesta quarta-feira, mesmo jogando apenas oito minutos. "É bom, tenho que quebrar a cabeça para colocar os melhores. E sabe como é, quem entra e corresponde está plantando uma sementinha", elogiou Felipão.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos