Santa Cruz ataca a Fifa e se isenta de culpa por problemas no Arruda: "Fizeram bagunça"
José Ricardo Leite e Vinicius Mesquita
Do UOL, no Recife
-
Pedro Ivo Almeida/UOL
Gramado do Arruda ficou comprometido devido às chuvas e Santa Cruz vira alvo de críticas
O Santa Cruz resolveu reagir ao vendaval de críticas sofrido nas últimas semanas em virtude da falta de condições do Arruda, o estádio escalado para ser o centro de treinamentos do Uruguai na Copa das Confederações. Segundo José Augusto de Paula, presidente da comissão patrimonial do clube, a Fifa e o COL não fizeram as reformas necessárias para deixar o gramado em condições satisfatórias.
"Uma total desorganização, uma bagunça", disse José Augusto. "A Fifa e o COL (Comitê Organizador Local) ficaram responsáveis pela manutenção da drenagem e a demarcação do campo. Não fizeram; deixaram tudo para a última hora. Eles não cumpriram com suas obrigações e foram surpreendidos pelas chuvas", explicou.
O Uruguai não pôde treinar no Arruda antes da partida contra a Espanha em razão das fortes chuvas que atingiram Recife durante toda a semana passada. O gramado do estádio ficou encharcado, e os jogadores foram obrigados a recorrer a uma academia de ginástica para fazer exercícios físicos.
O Santa Cruz entregou as chaves do Arruda à Fifa no dia 30 de maio, seguindo as determinações de um contrato estabelecido entre ambas as partes, há um ano. A partir do dia 31 de maio, qualquer funcionário do clube que não portasse a credencial da Copa das Confederações passou a ser barrado na entrada do estádio.
"Sabe há quanto tempo eu não tenho permissão para entrar no estádio? Desde o dia 30 de maio. Sabe ha quanto tempo o presidente do clube (Sylvio Ferreira) não entra no estádio? Desde o dia 30. Somente as pessoas credenciadas pela Fifa podem entrar no estádio.", explicou José Augusto.
Entre as mais importantes atribuições da Fifa, estava a manutenção do sistema de drenagem do gramado, segundo informou José Augusto. Os dirigentes do Santa Cruz também frisaram que o mês de junho é um dos mais chuvosos na região e que as reformas precisariam ser colocadas em prática o mais rápido possível.
"Nós temos três máquinas para fazer a drenagem e oferecemos a eles (Fifa). Não quiseram porque estavam esperando pela chegada de um equipamento especial para fazer o trabalho. Oferecemos nossas máquinas para o corte da grama. Também não aceitaram. Esperaram demais e deu no que deu. O Santa Cruz não pode ser responsabilizado pela desorganização da Fifa", desabafou
O secretário de Esportes e Copa do Mundo do Recife, George Braga, endossou as opiniões do dirigente do Santa Cruz.:"Não tem como resolver o problema agora. Era preciso fazer um trabalho para melhorar a drenagem do gramado do Arruda, mas o pessoal responsável da Fifa não permitiu que fosse feito. Caso a chuva volte a ficar intensa, será um problema."
Veja também
- Gastos com Copa e corrupção tomam lugar de tarifa do transporte em protestos pelo país
- Recife rejeita ser cidade do caos nas Confederações e rebate críticas do Uruguai
-
- Manifestação em BH leva mais gente às ruas do que jogo no Mineirão
- Vizinhos da seleção, moradores de favela sofrem com restrição para ir à praia