Astro taitiano revela sonho na Copa das Confederações: 'marcar um gol'

Do UOL, em São Paulo

  • Jamie McDonald/Staff/Getty Images

    Com carreira construída na Europa, Vahirua é o único jogador profissional do Taiti

    Com carreira construída na Europa, Vahirua é o único jogador profissional do Taiti

Único jogador profissional da seleção do Taiti, Marama Vahirua vê um objetivo modesto para a equipe nesta Copa das Confederações. Em entrevista ao jornal francês L'Équipe, o atacante espera que o time marque pelo menos um gol no torneio.

A seleção taitiana é composta praticamente por atletas semiamadores, que se dedicam ao futebol após suas jornadas de trabalho. No elenco, há profissionais como pedreiro, contador, entregador e recepcionista. Apenas Vahirua atua no exterior; ele passou por clubes franceses e hoje defende o Panthrakikos, da Grécia.

Questionado sobre qual o principal objetivo do Taiti nesta Copa das Confederações, o atacante não escondeu a modéstia. "Marcar pelo menos um gol. Não importa quem faça. Um gol, para nós, será como uma vitória nesta competição", afirmou.

Apesar de ser o jogador taitiano mais famoso, Vahirua não participou da campanha do título da Copa da Oceania. Ele não vê isso como um obstáculo dentro do grupo. "Disse ao técnico para não me convocar caso isso trouxesse problemas, mas Eddy Etaeta insistiu para que eu viesse. Ele conta comigo para ensinar os jovens e levar minha experiência. Conheço apenas um jogador, o goleiro Xavier Samin, mas sinto que fui bem aceito pela equipe", disse o atacante, de 33 anos.

Vahirua foi para a França aos 17 anos e lá construiu sua carreira como jogador profissional. Ele atuou por Nantes, Nice, Nancy, Lorient e Monaco antes de ir para a Grécia. Ele também defendeu a seleção francesa nas categorias de base. Uma lesão o impediu de disputar a Eurocopa-2002 e ele nunca mais teve a chance de ser convocado pela seleção principal. As portas do Taiti, porém, continuaram abertas.

"A Federação Taitiana me pediu para participar da Copa da Oceania e das eliminatórias da Copa do Mundo, mas a distância e a longa viagem [de 22 horas] frearam meu impulso. Era algo delicado para meus clubes me ausentar por tanto tempo. Mesmo nas férias eu não ia para o Taiti. Até o mês passado, dois dos meus cinco filhos nunca puseram os pés na Polinésia", comentou.

O Taiti estreia na Copa das Confederações nesta segunda-feira, quando enfrenta a Nigéria no Mineirão às 16h (horário de Brasília). As duas seleções fazem parte do grupo B do torneio ao lado de Espanha e Uruguai.

DILMA VAIADA E WILLIAM BONNER SÃO DESTAQUES DO BOLADA UOL

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos