Nigéria chega a Belo Horizonte e evita falar sobre polêmica de prêmios

Do UOL, em São Paulo

  • PIUS UTOMI EKPEI / AFP

    Comandada pelo técnico Stephen Keshi, Nigéria chegou a BH na véspera da estreia contra Taiti

    Comandada pelo técnico Stephen Keshi, Nigéria chegou a BH na véspera da estreia contra Taiti

A seleção da Nigéria desembarcou na madrugada deste domingo em Belo Horizonte, após dois dias de atraso. A equipe chegou à capital mineira na véspera de sua estreia da Copa das Confederações contra o Taiti.

A demora na viagem da delegação ao Brasil se deu por conta de um protesto feito pelos jogadores. Eles se revoltaram com a redução dos valores dos prêmios pagos por bons resultados em jogos das eliminatórias da África para a Copa do Mundo-2014.

O único jogador que falou com a imprensa foi Kenneth Omeruo. O zagueiro, porém, não falou sobre a polêmica. Ele disse que os atletas "não foram autorizados a comentar o assunto", mas disse que "o problema foi resolvido".

Pela programação inicial, a Nigéria deveria viajar da Namíbia (local do jogo contra a seleção local pelas eliminatórias da Copa-14) para a África do Sul na quinta-feira. No mesmo dia, eles embarcariam para o Brasil, com destino a São Paulo, e logo em seguida pegariam outro voo para Belo Horizonte.

No entanto, os jogadores permaneceram na Namíbia em forma de protesto. Eles ficaram insatisfeitos com a redução pela metade dos prêmios prometidos por cada empate e vitória nas eliminatórias da Copa-14 – originalmente, eles ganhariam US$ 5 mil e US$ 10 mil, respectivamente.

A polêmica em torno da premiação foi resolvida após negociações entre atletas e dirigentes, com a intervenção de Bolaji Abdulahi, ministro dos esportes da Nigéria. "Somos muito gratos ao ministro por sua participação no caso", afirmou Musa Amadu, secretário geral da Federação Nigeriana de Futebol (NFF, na sigla em inglês).

Os nigerianos terão apenas algumas horas de descanso. A seleção fará um treino no Mineirão a partir das 17h30 (horário de Brasília) e, na sequência, haverá uma entrevista coletiva.

A Nigéria faz parte do grupo B da Copa das Confederações, ao lado de Espanha, Uruguai e Taiti.

  • Veja o que os torcedores estão comentando sobre a Copa das Confederações na página especial do torcedor no UOL Esporte

DILMA VAIADA E WILLIAM BONNER SÃO DESTAQUES DO BOLADA UOL

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos