Manifestantes se organizam pela internet para protestar no Mané Garrincha neste sábado

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

Milhares de manifestantes estão se organizando pela internet em Brasília para protestar em frente ao estádio Mané Garrincha neste sábado (15), durante a abertura da Copa das Confederações com o jogo Brasil e Japão. Seis eventos ou grupos criados no Facebook para este fim já contam com a presença confirmada de pelo menos dez mil pessoas.

"Frente a todas as violações aos Direitos Humanos trazidos pela Copa do Mundo.. Brasília se tornará, neste sábado, a capital da vergonha nacional", diz a convocação para o protesto na página "Copa para Quem?", que convida "a todos e todas para trazerem seu cartaz, seu apito, seu protesto para o dia da abertura desta Copa que não é do povo". Até agora 2.570 pessoas confirmaram presença. Outra página, de estudantes, já contava com a adesão de sete mil pessoas.

O protesto é organizado pela Ancop (Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa). O movimento promete manifestações por todo o país de hoje até amanhã, durante a abertura da Copa das Confederações. Na manhã desta sexta-feira (14), cerca de 800 manifestantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) fecharam o Eixo Monumental em fente ao Mané Garrincha com uma barricada de pneus em chamas. Eles protestavam contra a situação de milhares de pessoas sem teto no Distrito Federal e o R$ 1,5 bilhão de custo da arena.

"O nosso protesto é para que o dinheiro do povo vá de fato para o povo. A Copa não é para os brasileiros, uma minoria do povo assistirá. Nós da classe baixa não teremos acesso. Então a Copa definitivamente não será nossa", declarou Edenilson Paraná, líder do protesto pela manhã e integrante do MTST.

Força total

"Cansado de fazer papel de palhaço? Indignado com a situação social e a roubalheira da Copa? Triste em perceber que o seu governo não te representa e ainda te faz de bobo? Venha protestar conosco!", covida na rede social outro evento criado para protestar no sábado, o  "Protesto Pacífico Contra a Copa 2013", com centenas de participantes confirmados. 

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, prometeu que o governo vai reprimir com "força total" qualquer manifestação no sábado nas imediações do estádio. Avelar disse ter considerado o protesto do MTST uma bardena e que reforçará a segurança nas cercanias da arena. "O mundo inteiro está nos vendo e as autoridades de Brasília não vão permitir este tipo de atitude", disse o secretário, numa entrevista ao programa DF TV, da Rede Globo.

Ao ser questionado sobre a facilidade com que os manifestantes conseguiram desembarcar dezenas de pneus e incendiá-los em pleno Eixo Monumental, uma das principais avenidas de Brasília, Avelar disse que ação foi muito rápida. "Eles vieram em caminhões e desembarcaram muito rápido. Mas isso não vai acontecer de novo".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos