Manifestantes convocam protesto no Maracanã antes de Itália x México

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Pedro Ivo Almeida/UOL

    Manifestantes protestaram no Maracanã em abril, durante amistoso festivo de reinauguração do estádio

    Manifestantes protestaram no Maracanã em abril, durante amistoso festivo de reinauguração do estádio

No que depender da ação de internautas, as manifestações próximas a estádios da Copa das Confederações não irão parar. Nesta sexta-feira, através do Facebook, um grupo convocou um protesto para o próximo domingo, em frente ao Maracanã, antes do jogo entre Itália e México.

No evento que já conta com mais de cinco mil confirmações de presença, os manifestantes prometem um ato de repúdio ao aumento do custo de vida.

Na descrição do evento criado na rede social, os internautas dizem protestar  contra os aumentos abusivos das passagens nas cidades-sedes da Copa e em favor de mais recursos para educação e saúde.

Onda de manifestações
Na noite da última quinta-feira, manifestações por conta de aumentos de passagens ocorreram em inúmeras capitais brasileiras. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a situação foi mais grave, com confronto entre policiais e manifestantes que deixaram inúmeros feridos. Até o momento, não há nenhuma relação direta entre o movimento de estudantes e a Copa das Confederações ou a Copa-2014. O Mundial é apenas mencionado em uma ou outra manifestação dos estudantes, mas seu principal objetivo é a redução do preço da passagem.

Na manhã desta sexta, novo protesto. Desta vez, cerca de 800 pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) promoveram manifestação em frente ao estádio Mané Garrincha e interditaram os arredores da arena palco da estreia da seleção brasileira na Copa das Confederações. Eles incendiaram pneus na avenida Eixo Monumental, na capital federal.

No início da noite, a Avenida Paulista foi palco de um novo protesto. Cerca de 250 manifestantes, de acordo com dados da Polícia Militar, fecharam faixas da principal avenida de São Paulo para questionar a realização das competições da Fifa em solo brasileiro.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos