Coreia do Sul e Irã vencem e fazem duelo direto por vaga na Copa-14

Do UOL, em São Paulo*

  • Lee Jin-man/AP

    Gol contra de Akmal Shorakhmedov definiu vitória da Coreia do Sul sobre o Uzbequistão em Seul

    Gol contra de Akmal Shorakhmedov definiu vitória da Coreia do Sul sobre o Uzbequistão em Seul

Coreia do Sul e Irã farão um duelo direto por uma vaga na Copa do Mundo-2014. Nesta terça-feira, as seleções venceram Uzbequistão e Líbano, respectivamente, e ocupam as duas primeiras posições do grupo A das eliminatórias asiáticas. Na próxima semana, elas se enfrentam na última rodada do torneio.

No primeiro jogo do dia, a Coreia do Sul venceu o Uzbequistão por 1 a 0 em Seul. A equipe tinha a chance de comemorar a classificação antecipada ao Mundial ainda nesta terça, mas dependiam de uma vitória do já eliminado Líbano sobre o Irã em Teerã. A 'secada' falhou; os iranianos venceram com facilidade por 4 a 0.

Com os resultados da rodada, a Coreia do Sul se isolou na ponta da chave com 14 pontos. O Irã vem em segundo, com um ponto a menos. O Uzbequistão, que ocupava a vice-liderança, permaneceu com onze pontos e caiu para terceiro. Os uzbeques ainda sonham com uma vaga direta para sua primeira Copa, mas têm a obrigação de vencer o Qatar em casa. A equipe, ao menos, já está garantida na repescagem asiática.

As duas primeiras colocadas de cada chave têm vaga direta no Mundial-14. Os terceiros colocados se enfrentam em uma repescagem continental; o vencedor enfrenta o quinto colocado das eliminatórias sul-americanas e decidem uma vaga na Copa.

Em partida disputada sob chuva em Seul, os donos da casa criaram as melhores chances para abrir o placar. No fim do primeiro tempo, aos 43min, os sul-coreanos ficaram em vantagem. Kim Younggwon cruzou da direita e Akmal Shorakhmedov desviou de cabeça contra suas próprias redes para definir o resultado.

Pelo grupo B, a Austrália deu um grande passo para se classificar para o Mundial. Jogando em Melbourne, os Socceroos receberam a Jordânia e golearam por 4 a 0, com gols de Mark Bresciano, Tim Cahill, Robbie Kruse e Lucas Neill.

Com o resultado, os australianos assumiram a segunda posição da chave com dez pontos, um a mais do que Omã. Na próxima terça-feira, a Austrália joga de novo em casa, desta vez com o Iraque. Basta uma vitória para a equipe garantir sua vaga para o Mundial.

O Japão, já classificado para a Copa-14, venceu o Iraque por 1 a 0 em jogo disputado no Qatar. O único gol do jogo foi marcado por Shinji Okazaki aos 43min do segundo tempo. Os japoneses encerram sua participação nas eliminatórias asiáticas na liderança do grupo B com 17 pontos. O Iraque, com cinco, ocupa a lanterna e não tem mais chances de ir ao Mundial.

No sábado, o Japão enfrenta o Brasil na abertura da Copa das Confederações em Brasília, às 16h (horário de Brasília).

* Atualizado às 14h22

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos