Sneijder faz golaço de letra e Holanda vence China em amistoso
Do UOL, em São Paulo
A Holanda nem precisou forçar o ritmo para vencer a China por 2 a 0, em amistoso disputado nesta terça-feira em Pequim. Mesmo com um time repleto de jovens, os holandeses não tiveram dificuldades para dominar os donos da casa. A seleção europeia completou sua turnê pela Ásia com triunfos tranquilos. O destaque da partida foi o meia Wesley Sneijder, autor de um golaço de letra.
Louis van Gaal deixou Sneijder no banco de reservas para o jogo contra os chineses. Em seu lugar, o treinador escalou Siem de Jong, destaque na vitória por 3 a 0 sobre a Indonésia na última sexta-feira ao marcar dois gols. A braçadeira de capitão, usada por Sneijder, ficou com o atacante Robin van Persie.
A Holanda abriu o placar logo aos 11min. Robben foi derrubado dentro da área; Van Persie cobrou e converteu o pênalti para marcar seu 35º gol pela seleção. A tarefa dos holandeses ficou mais fácil aos 13min com a expulsão de Qin Sheng por uma falta violenta em Jonathan de Guzman.
Sem forçar e contra um adversário que não ofereceu qualquer perigo, a Holanda desperdiçou boas chances de ampliar com Robben e Van Persie. Van Gaal mexeu no time no intervalo e colocou Sneijder em campo. A pressão holandesa se intensificou e a equipe ampliou sua vantagem aos 21min, em bela jogada concluída por Sneijder.
Nas eliminatórias europeias da Copa do Mundo-2014, a Holanda lidera com folga o grupo D. A seleção tem 18 pontos, sete a mais do que a Hungria. Em seu próximo jogo pelo torneio, os holandeses enfrentam a Estônia fora de casa em 6 de setembro.