Sem Messi e alemães, Copa das Confederações perde melhores do futebol em 2012-13
Do UOL, em São Paulo
-
REUTERS/Darren Staples, AFP PHOTO/Nelson ALMEIDA e AFP/JUAN MABROMATA
Copa das Confederações não verá a eficiência dos campeões do Bayern e a genialidade de Messi
Com status de prévia do Mundial, a Copa das Confederações será realizada no Brasil órfã do fino do futebol mundial mais recente. Sem Lionel Messi e nenhum jogador já eleito como melhor da Fifa no passado, o torneio também não contará com as peças que fizeram do futebol alemão o mais badalado da última temporada europeia.
Desta forma, Neymar e os espanhóis têm a oportunidade de capitalizar as ausências de peso para, quem sabe, ganhar pontos no pleito da Fifa deste ano. Para isso contarão com a atenção internacional do torneio de seleções mais importante de 2013.
Além do argentino Messi, está fora da Copa das Confederações o português Cristiano Ronaldo, outro jogador eleito no passado como melhor do mundo da Fifa. Ambos batalham nas eliminatórias para classificar suas respectivas seleções para o Mundial 2014. Por sua vez, o Brasil tem dois integrantes deste "clubinho" da Bola de Ouro ainda em atividade, mas Kaká e Ronaldinho Gaúcho acabaram preteridos da lista de Luiz Felipe Scolari para o torneio.
Da lista dos 20 melhores do mundo de 2012, de acordo com o prêmio da Fifa, oito jogadores estarão no Brasil: Iniesta (3º), Xavi (4º), Casillas (6º), Pirlo (7º), Neymar (13º), Buffon (16º), Sergio Ramos (18º), Busquets (20º).
A relação acima mostra que, apesar da temporada de clubes sem títulos internacionais, a Espanha, campeã europeia de 2012, se mantém na elite. Mesmo assim, são os alemães hoje que desfrutam da reputação de futebol do momento.
Na temporada europeia encerrada há algumas semanas, a Alemanha voltou a reivindicar protagonismo internacional graças ao futebol praticado pela dupla Bayern de Munique e Borussia Dortmund. Os dois times deixaram para trás clubes de orçamento mais robusto para decidir a Liga dos Campeões. Tudo com a lição do que parece ser uma nova tendência de futebol moderno: postura ofensiva, muita velocidade e técnica apurada de todos os membros da equipe.
Isso pode significar mais um desafio conceitual para o decantado jogo espanhol praticado nos últimos anos, de culto à posse de bola. A Copa das Confederações é a conquista que falta para a geração mais vencedora da Fúria, que levou dois títulos europeus e um mundial desde 2008.
Mas se a Alemanha de Goetze, Lahm e Schweinsteiger não está classificada para a Copa das Confederações, pelo menos o Bayern manda três de seus representantes campeões da Europa, que reforçam outras seleções. Estarão no país a dupla brasileira Dante e Luiz Gustavo, além do meia espanhol Javi Martínez.
A edição 2013 da Copa das Confederações começa neste sábado, às 16h, com a partida entre Brasil e Japão no estádio Mané Garrincha, em Brasília. A Espanha estreia no dia seguinte em Recife, diante do Uruguai.
OS 20 MELHORES DA FIFA EM 2012 (em negrito, quem estará no Brasil)
1 - Lionel Messi (ARG) 2 - Cristiano Ronaldo (POR) 3 - Iniesta Andrés (ESP) 4 - Xavi (ESP) 5 - Radamel Falcao (COL) 6 - Iker Casillas (ESP) 7 - Andrea Pirlo (ITA) 8 - Didier Drogba (CDM) 9 - Robin van Persie (HOL) 10 - Zlatan Ibrahimovic (SUE) | 11 - Xabi Alonso (ESP) 12 - Yaya Touré Yaya (CDM) 13 - Neymar (BRA) 14 - Mesut Özil (ALE) 15 - Wayne Rooney (ING) 16 - Gianluigi Buffon (ITA) 17 - Sergio Agüero (ARG) 18 - Sergio Ramos (ESP) 19 - Manuel Neuer (ALE) 20 - Sergio Busquets (ESP) |
Veja também
- Governos gastam
R$ 15,8 milhões por partida da Copa das Confederações - Bastidores de jogo amistoso têm política enrustida e Felipão sendo cornetado
-
- 'Destituído' por Neymar, Oscar ainda funciona como 10 da seleção brasileira
- 'Superproteção' ao prestígio de Neymar vira rotina no Brasil do ténico Felipão