Goleiros pedem, CBF abre exceção e eles treinam 5 minutos com Cafusa
Paulo Passos, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone
Do UOL, no Rio de Janeiro
-
Julio Cesar Guimaraes/UOL
Júlio César treina com bola da Nike, que não será utilizada na Copa das Confederações
O goleiro da seleção brasileira, Júlio César, afirmou que por um pedido dos goleiros da equipe, eles treinaram com a bola "Cafusa" que será utilizada na Copa das Confederações por cerca de cinco minutos. Os demais jogadores estão trabalhando apenas com a bola da Nike, que patrocina a CBF
"Eu fiz um pedido, a gente resolveu e treinamos com quatro bolas Nike e quatro bolas Adidas", afirmou Júlio César.
"É uma bola um pouco mais leve. Tivemos oportunidade de trabalhar, mas bem pouco. A última vez que reclamei da bola não trouxe muita sorte. Então não quero falar disso", completou rindo o goleiro.
Na Copa do Mundo de 2010, a bola utilizada no torneio, a Jabulani, produzida pela Adidas, patrocinada da Fifa, foi muito criticada pelos jogadores. Júlio César chegou a defini-la como"horrível, horrorosa, muito ruim". No eliminação contra a Holanda, o goleiro falhou em um dos gols sofridos pela seleção brasileira.
Segundo Jefferson, o trabalho com a Cafusa foi rápido, apenas cinco minutos. "A gente teve pouco contato. Foram cinco minutos ali. Nesse tempo deu para ver que ela é um pouco mais leve. Ela balança bem mais. É aquilo, a gente tem que se adaptar. A gente tem que se adaptar para não ser surpreendido nos jogos. Tenho certeza que a gente vai se adaptar bastante com ela", afirmou o goleiro do Botafogo.
O treinamento desta sexta contou com alguns imprevistos. Hernanes perdeu um dente durante refeição no café da manhã. Além dele, Fernando e Daniel Alves também receberam atendimento por conta de dores de ouvido.
Já o atacante Fred apresentou fratura parcial na costela e iniciará tratamento. Ele deve enfrentar a Inglaterra, domingo, no Maracanã.
Liberados pelo Bayern, os jogadores Luiz Gustavo e Dante se apresentaram à seleção nesta sexta.
POR PATROCINADOR, SELEÇÃO IGNORA BOLA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES
-
Os jogadores da seleção brasileira usarão na maioria dos treinos até a abertura da Copa das Confederações uma bola diferente da Cafusa, que será utilizada no torneio. Isso porque, por exigência do seu patrocinador, a Nike, a equipe de Luiz Felipe Scolari precisa treinar e disputar os amistosos contra Inglaterra e França, também equipes que usam a marca americana, com material da empresa. Nos dois treinamentos realizados por Felipão na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro, os jogadores trabalharam com a bola laranja da Nike, utilizada na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro. Prima da Jabulani, polêmica bola usada na Copa do Mundo de 2010 e criticada por muitos jogadores, a Cafusa, fabricada pela Adidas, patrocinadora da Fifa, foi testada no Mundial de Clubes do Japão. Ao menos no torneio, causou menos alarde que a utilizada no Mundial da África do Sul. Chegou até a receber elogios dos corintianos, que ganharam a competição.