Dupla do Bayern chega à seleção, revela alívio e diz que temeu por corte
Pedro Ivo Almeida
Do UOL, no Rio de Janeiro
-
Pedro Ivo Almeida/UOL
Dante se apresentou após CBF pressionar o Bayern de Munique
Após mais de três dias de impasse, o zagueiro Dante e o volante Luiz Gustavo se apresentaram à seleção brasileira na manhã desta sexta-feira, no hotel que serve de concentração para a equipe na zona sul do Rio de Janeiro. Alvos de uma polêmica que envolveu o Bayern de Munique e a CBF por conta da data de liberação para a Copa das Confederações, a dupla do time alemão revelou um alívio por finalmente e juntar ao restante do time de Luiz Felipe Scolari.
Dante e Luiz Gustavo serão relacionados para o amistoso contra a Inglaterra. O jogo vai acontecer no Maracanã após a Justiça derrubar liminar que vetava a realização da partida no local.
Em rápida conversa com a imprensa no saguão do hotel após uma maratona de quase 14 horas de voo entre Alemanha e Brasil, zagueiro e volante admitiram que chegaram a temer por um corte da seleção caso o imbróglio não fosse resolvido.
"Sempre tememos [ficar fora da Copa das Confederações] porque sabíamos que era uma situação delicada. Não tínhamos muito a dizer e opinar. Restava esperar. Ficamos felizes que tudo se resolveu da melhor maneira e estamos aqui", disse Luiz Gustavo.
"Estamos muito felizes de estarmos aqui. A CBF conversou com o Bayern e conseguiu resolver da melhor forma", completou Dante.
Questionado sobre os possíveis responsáveis pela polêmica, o volante Luiz Gustavo evitou comprometer CBF e Bayern, "jogando" culpa para cima da Federação alemã de futebol.
"Clube e CBF conversaram bastante e sempre procuraram um entendimento bom para nós e para eles. O problema foi a federação alemã, que não estudou um calendário e marcou uma final em uma data que não deveria. Não pesquisaram direito", avaliou o volante.
Convocados para a seleção brasileira e com apresentação marcada para a última segunda-feira, Dante e Luiz Gustavo não se juntaram ao grupo na data marcada, já que o Bayern de Munique queria contar com a presença de ambos na decisão da Copa da Alemanha no próximo sábado.
A CBF rebateu e, respaldada pelo regulamente da Fifa, disse que os dois teriam que se apresentar até a manhã de sábado - 14 dias antes da Copa das Confederações. Após algumas conversas, ficou definido que ambos chegariam nesta sexta. O tom do acordo, porém, não foi amigável.
O diretor executivo do clube alemão, Karl-Heinz Rummenigge, acusou a confederação brasileira de fazer um terror psicológico, ameaçando com corte os dois jogadores. Dante e Luiz, no entanto, rechaçaram a polêmica. "Não teve nada disso", disse o zagueiro.
"Foi tranquila a conversa. Agora é se pensar apenas em treinar. E não tem nada de tristeza por estarmos fora da final. Estamos felizes em realizar um sonho de disputar uma competição dessa pela seleção", salientou Luiz Gustavo.
Após a maratona para chegar ao Brasil, a dupla se dirigiu para o quarto do hotel e ainda não sabe se irá treinar na tarde desta sexta-feira. Uma definição sobre o caso só irá ocorrer na hora do almoço.
Réver e Bernard fecham grupo
Após Dante e Luiz Gustavo, o zagueiro Réver e o atacante Bernard serão os próximos a se apresentarem, fechando o grupo convocado para a Copa das Confederações. Após classificarem o Atlético-MG para a semifinal da Copa Libertadores na noite da última quinta, os dois chegam ao Rio de Janeiro por volta das 8h30 desta sexta.