Dupla do Bayern chega à seleção, revela alívio e diz que temeu por corte

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Pedro Ivo Almeida/UOL

    Dante se apresentou após CBF pressionar o Bayern de Munique

    Dante se apresentou após CBF pressionar o Bayern de Munique

Após mais de três dias de impasse, o zagueiro Dante e o volante Luiz Gustavo se apresentaram à seleção brasileira na manhã desta sexta-feira, no hotel que serve de concentração para a equipe na zona sul do Rio de Janeiro. Alvos de uma polêmica que envolveu o Bayern de Munique e a CBF por conta da data de liberação para a Copa das Confederações, a dupla do time alemão revelou um alívio por finalmente e juntar ao restante do time de Luiz Felipe Scolari.

Dante e Luiz Gustavo serão relacionados para o amistoso contra a Inglaterra. O jogo vai acontecer no Maracanã após a Justiça derrubar liminar que vetava a realização da partida no local.

Em rápida conversa com a imprensa no saguão do hotel após uma maratona de quase 14 horas de voo entre Alemanha e Brasil, zagueiro e volante admitiram que chegaram a temer por um corte da seleção caso o imbróglio não fosse resolvido.

"Sempre tememos [ficar fora da Copa das Confederações] porque sabíamos que era uma situação delicada. Não tínhamos muito a dizer e opinar. Restava esperar. Ficamos felizes que tudo se resolveu da melhor maneira e estamos aqui", disse Luiz Gustavo.

"Estamos muito felizes de estarmos aqui. A CBF conversou com o Bayern e conseguiu resolver da melhor forma", completou Dante.

Questionado sobre os possíveis responsáveis pela polêmica, o volante Luiz Gustavo evitou comprometer CBF e Bayern, "jogando" culpa para cima da Federação alemã de futebol.

"Clube e CBF conversaram bastante e sempre procuraram um entendimento bom para nós e para eles. O problema foi a federação alemã, que não estudou um calendário e marcou uma final em uma data que não deveria. Não pesquisaram direito", avaliou o volante.

Convocados para a seleção brasileira e com apresentação marcada para a última segunda-feira, Dante e Luiz Gustavo não se juntaram ao grupo na data marcada, já que o Bayern de Munique queria contar com a presença de ambos na decisão da Copa da Alemanha no próximo sábado.

A CBF rebateu e, respaldada pelo regulamente da Fifa, disse que os dois teriam que se apresentar até a manhã de sábado - 14 dias antes da Copa das Confederações. Após algumas conversas, ficou definido que ambos chegariam nesta sexta. O tom do acordo, porém, não foi amigável.

O diretor executivo do clube alemão, Karl-Heinz Rummenigge, acusou a confederação brasileira de fazer um terror psicológico, ameaçando com corte os dois jogadores. Dante e Luiz, no entanto, rechaçaram a polêmica. "Não teve nada disso", disse o zagueiro.

"Foi tranquila a conversa. Agora é se pensar apenas em treinar. E não tem nada de tristeza por estarmos fora da final. Estamos felizes em realizar um sonho de disputar uma competição dessa pela seleção", salientou Luiz Gustavo.

Após a maratona para chegar ao Brasil, a dupla se dirigiu para o quarto do hotel e ainda não sabe se irá treinar na tarde desta sexta-feira. Uma definição sobre o caso só irá ocorrer na hora do almoço.

Réver e Bernard fecham grupo
Após Dante e Luiz Gustavo, o zagueiro Réver e o atacante Bernard serão os próximos a se apresentarem, fechando o grupo convocado para a Copa das Confederações. Após classificarem o Atlético-MG para a semifinal da Copa Libertadores na  noite da última quinta, os dois chegam ao Rio de Janeiro por volta das 8h30 desta sexta.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos