Dirigente do Bayern acusa CBF de 'terrorismo' contra Luiz Gustavo e Dante

Fernando Duarte

Do UOL Esporte, no Rio de Janeiro

  • AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS

    Dante (foto) e Luiz Gustavo disputariam final de Copa alemã pelo Bayern no sábado

    Dante (foto) e Luiz Gustavo disputariam final de Copa alemã pelo Bayern no sábado

Embora tenha cedido às pressões da CBF e liberado Dante e Luiz Gustavo para a seleção brasileira, o Bayern de Munique reagiu com fúria ao desfecho da queda de braço. Inconformado em perder os jogadores para a final da Copa da Alemanha, neste sábado, a data-limite para apresentação no Rio, o chefe-executivo do clube alemão, Karl-Heinz Rummenigge, acusou a comissão técnica de fazer terror psicológico com o zagueiro e o meia.

Em um comunicado oficial no site do Bayern, divulgado nesta quinta-feira, Rummenigge classificou a pressão da CBF como desumana, inaceitável e imoral, além de criticar indiretamente o coordenador-técnico da seleção, Carlos Alberto Parreira, cujo nome foi citado mais de uma vez no comunicado.

"Temos a clara impressão de que se foi imposto uma espécie de terror psicológico sobre os jogadores", afirmou Rummenigge.

"Foi uma situação inaceitável e injusta, que colocou os jogadores numa posição cruel. Dante e Luiz Gustavo estão extremamente tristes com a situação", acrescentou o dirigente do Bayern de Munique.

Assim como na véspera, quando Parreira referiu-se à polêmica como algo maior envolvendo os conflitos entre clubes e seleções, a reação de Rummenigge tem também tons políticos.

O alemão é presidente da ECA, o grupo de lobby formado pelos grandes times europeus e que uma fonte constante de criticas e reclamações sobre a liberação de jogadores, especial,ente amistosos. A reação do presidente do Bayern, por sinal, foi interpretada pela CBF puramente como "choro", já que a entidade se valeu das regras da Fifa para pedir a liberação de Dante e Luiz Gustavo.

O dirigente disse ainda que levou em consideração possíveis represálias aos jogadores para tomar a decisão de liberar Dante e Luiz Gustavo. "Trata-se de um momento extremamente importante para o clube, mas não quisemos prejudicar o futuro dos jogadores na seleção. Mas não acho que foi a forma correta de tratar do problema".

No sábado, o Bayern, campeão alemão e da Liga dos Campeões,  enfrenta o Stuttgart em Berlim por um troféu que lhe daria a primeira tripleta da história do futebol alemão. Rummenigge também criticou a Federação Alemã pela escolha de data, muito próxima de uma semana com jogos amistosos chancelados pela Fifa e mesmo jogos das eliminatórias européias. "Houve um erro de planejamento e agora estamos sofrendo com isso"

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos