Parreira diz que Bayern foi comunicado pela Fifa e terá que liberar jogadores para a seleção

Paulo Passos

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Mowa Press

    Zagueiro Dante ainda está na Alemanha e não tem data certa para se apresentar à seleção

    Zagueiro Dante ainda está na Alemanha e não tem data certa para se apresentar à seleção

O coordenador técnico da CBF, Carlos Alberto Parreira, afirmou nesta quarta-feira que a comissão técnica exige a apresentação dos jogadores Dante e Luiz Gustavo, ambos do Bayern de Munique, até o dia 1º de junho, próximo sábado, até às 16h, como manda o regulamento da Fifa. 

Segundo o dirigente, o clube alemão já foi informado através de uma troca de e-mails da decisão da CBF em não liberar a dupla para a final da Copa da Alemanha, no sábado, contra o Stuttgart. A Fifa tem uma norma que exige a apresentação de todos os jogadores até 14 dias antes do primeiro jogo oficial. 

"Os jogadores têm que se apresentar 14 dias antes. Os jogadores vão se apresentar pela força do regulamento. Não espere boa vontade porque eles (clubes europeus) não terão nunca. A partir do dia que eles são convocados eles ficam sem condições de jogo. Isso é muito claro", afirmou Parreira. 

O coordenador técnico disse que a posição da CBF é respaldada pela Fifa e Parreira afirmou que a entidade já informou o time alemão. 

"Recorremos à Fifa e ela deu seu parecer. Se eles não se apresentarem até o dia 1º, às 16h, não terão condições de jogo. O Bayern já foi informado. Não tomaremos decisão até que o fato de consume", disse Parreira. 

O coordenador técnico ressaltou que essas questões envolvendo clubes e seleções são recorrentes e que a CBF não está entrando em conflito com o time alemão. Mas reforçou que os jogadores desejam se apresentar o quanto antes. 

"É importante ressaltar o interesse dos jogadores. O Dante tem me ligado todos os dias. Ele tem interesse, está tentando viajar. Há a possibilidade até de viajarem amanhã (quinta)", afirmou. 

"Quero deixar bem claro que a CBF não está querendo briga com nenhum clube. Houve uma troca de e-mails, eles (Bayern) enviaram uma mensagem pedindo a liberação e nós respondemos, também educadamente, dando a nossa posição", ressaltou. 

O dirigente da CBF ainda revelou que não vê uma solução em um curto prazo para essa questão entre clubes e seleções. 

"O clube reclama quando libera, mas fica feliz quando repassa, nessa hora não vê ninguém reclamando. Compra aqui por 3, 4, 5 milhões e vende por 30, 40 milhões. É um embate recorrente, sério, mas que não tem solução, ninguém consegue resolver o problema. Cada um defende seu interesse", disse. 

Além de Dante e Luiz Gustavo, não irão se apresentaram na última terça-feira o goleiro Diego Cavalieri, o zagueiro Réver, o lateral Jean e os atacantes Bernard e Fred, todos envolvidos com as quartas de final da Copa Libertadores. Esses jogadores que atuam no Brasil, porém, foram previamente liberados pela CBF e se apresentam à seleção após os jogos. No momento, 16 jogadores já estão sob os cuidados da comissão técnica. 

JOGADORES DA SELEÇÃO MADRUGAM E FAZEM CARETAS EM EXAMES MÉDICOS

  • Os convocados de Luiz Felipe Scolari para a Copa das Confederações acordaram cedo nesta quarta-feira. Os jogadores da seleção brasileira foram submetidos a exames médicos no hotel onde estão concentrados no Rio de Janeiro. Os atletas fizeram testes clínicos, cardíacos, oftalmológicos e de otorrino. À tarde, eles farão o primeiro treinamento sob comando de Felipão, no campo da Escola de Educação Física do Exército, na Urca. A seleção brasileira ficará no Rio de Janeiro até a próxima segunda-feira, quando a delegação irá para Goiânia. No próximo domingo, dia 2 de junho, no Maracanã, o Brasil disputará um amistoso contra a Inglaterra. No dia 9, a equipe enfretará a França, em Porto Alegre. A estreia da seleção brasileira na Copa das Confederações será no dia 15, contra o Japão, em Brasília.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos