Fifa admite adotar nome Mané Garrincha em estádio de Brasília na Copa

Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

  • Ueslei Marcelino/Reuters

    28.abr.2013 - Visão aérea do estádio Mané Garrincha, em Brasília

    28.abr.2013 - Visão aérea do estádio Mané Garrincha, em Brasília


A Fifa negou ter vetado o nome de Mané Garrincha para o estádio de Brasília na Copa-2014 e admitiu adotar o nome do jogador se houver um pedido da cidade-sede. Segundo a entidade, quem foi o responsável pela escolha da denominação "Estádio Nacional" foi o comitê brasiliense, que pode requisitar uma alteração.

Questionado pela reportagem, o Governo do Distrito Federal confirmou que o nome oficial, "para o governo e para a população", é Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Mas, questionada pelo UOL Esporte, a assessoria para a Copa não respondeu se pedirá oficialmente à Fifa a mudança de nome. Sem essa requisição formal, a alteração não será feita.

À reportagem, a assessoria da Fifa informou que nunca determinou a nenhum dono de estádio qual seria o nome a ser usado na Copa das Confederações e na Copa-2014. Só queria modificações em caso de arenas que tivessem vendidos os naming rights, como é o caso da Allianz Arena, transformado em Estádio de Munique.

O processo de escolha do nome se dá quatro anos antes do evento para poder fixá-lo internacionalmente. Foi antes de 2010 que o Governo do Distrito Federal, segundo a versão da Fifa, submeteu o nome "Estádio Nacional". Até hoje, não houve nenhuma requisição de mudança de nome. Isso apesar de o Distrito Federal, por meio de decreto, ter revertido a decisão inicial de excluir o Mané Garrincha da denominação.

"Se Brasília fizer um pedido de alteração do nome para Mané Garrincha, a Fifa e o COL vão revisar isso, mas em teoria nós não temos nenhum problema com o estádio carregar o nome de uma das maiores lendas do Brasil na Copa, Mané Garrincha, que criou performances incríveis em 1958 e 1962, inesquecíveis momentos para qualquer fã do futebol", explicou a assessoria da Fifa.

O governo informou que já começou a fazer as placas de sinalização para o estádio com o nome completo de Mané Garrincha.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos