Prefeito defende nomeação de Kiko como "embaixador" de Porto Alegre

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre *

  • Manuela Scarpa/Foto Rio News

    Jornais das Américas repercutiram a nomeação de Kiko como embaixador de Porto Alegre para a Copa

    Jornais das Américas repercutiram a nomeação de Kiko como embaixador de Porto Alegre para a Copa

Desde que foi anunciado que o ator Carlos Villagrán, o Kiko, do seriado Chaves, seria embaixador de Porto Alegre para a Copa do Mundo 2014 uma intensa discussão tomou conta das redes sociais. Muitos internautas não entenderam o sentido de um mexicano ser nomeado para divulgar a cidade gaúcha que será a sede de cinco jogos no mundial da Fifa. O prefeito José Fortunati reagiu à polêmica e utilizou o blog pessoal para defender o convite. O mandatário lembrou que Villagrán é um apaixonado pelo Brasil, pelo futebol e um ator conhecido nas Américas pelo personagem do seriado.

"Os que tentam ridicularizar a iniciativa desconhecem a história de Villagrán e, com os preconceitos usuais dos 'caranguejos', tentam minimizar o ator de comédias mexicanas porque, talvez, estejam habituados a somente assistir aos "grandes clássicos do cinema". A imagem altamente conhecida do ator e seu personagem, já está auxiliando na projeção positiva da nossa cidade", escreveu o prefeito.

A ideia de nomear Villagrán como embaixador de Porto Alegre para a Copa 2014 surgiu em uma conversa do jornalista da secretaria extraordinária da Copa de Porto Alegre, Cláudio Dienstmann com a filha, Márcia. Na sequência, o assessor de imprensa entrou em contato com a produtora que está trazendo o artista para dois shows na capital do Rio Grande do Sul. Os produtores gostaram da iniciativa, consultaram o ator, que aceitou de imediato, por ser um apaixonado por futebol e pelo Brasil.

Com o sinal positivo de Villagrán, Dienstmann entrou em contato com a assessoria do prefeito José Fortunati, que aceitou a nomeação. Porém, o assessor de imprensa cometeu uma falha e não informou o secretário João Bosco Vaz do processo. Vaz, a princípio, era contrário à ideia, mas admite que iria levar a proposta para discutir com o mandatário da cidade.

"O pessoal que está criticando acha que ele (Carlos Villagrán) não é conhecido, que é cafona e não mora em Porto Alegre. Não queremos discutir a qualidade de um programa de televisão, o que queremos é que ele divulgue a cidade como sede da Copa e a repercussão foi fantástica. Diversos jornais da Colômbia, Chile e outros país divulgaram a iniciativa. O Embaixador da Copa não é uma homenagem e ele não vai receber nada. Ele não é o primeiro e não será o último. O que ele vai receber é uma placa", afirmou Dienstmann.

Além de Villagrán, outras 18 pessoas foram nomeadas embaixadores de Porto Alegre para a Copa do Mundo. Figueroa, Taffarel, Carlos Simon, a miss Brasil 2012, Gabriela Markus, também receberam o cargo simbólico. O ator fará dois shows no próximo domingo em Porto Alegre. Com todos os ingressos vendidos para a apresentação das 20h, uma nova sessão foi marcada para as 16h.

* Atualizada às 13h36

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos