Nigéria empata com Quênia no fim; Eto'o brilha na vitória de Camarões

Do UOL, no Rio de Janeiro*

  • Clive Mason /Getty Images

    O atacante Samuel Eto'o marcou os dois gols na vitória de Camarões sobre Togo

    O atacante Samuel Eto'o marcou os dois gols na vitória de Camarões sobre Togo

Com um futebol objetivo, o Quênia caminhava para surpreender a Nigéria. Entretanto, os donos da casa decretaram o 1 a 1 neste sábado, em Calabar, com um gol de Oduamani, aos 48 minutos do segundo tempo. Francis Kahata abriu o placar. O resultado manteve a atual campeã africana na liderança do grupo F das Eliminatórias. Malauí subiu para a segunda colocação ao derrotar a Namíbia, fora de casa, por 1 a 0.

A partida começou muito truncada e com poucas chances de gol. As duas seleções demonstraram muita força física e exageravam nas faltas. A Nigéria era melhor em campo por possuir atletas mais experientes e ter mais a posse de bola.

Por outro lado, o Quênia pouco ameaçava porque esbarrava na parte técnica de seu time. Mesmo sem jogar bem, a seleção visitante conseguiu abrir o placar, aos 36, em uma cobrança de Francis Kahata.

A Nigéria tentou se organizar após o gol sofrido, mas passou sentir ainda mais dificuldade para furar o bloqueio do adversário. No fim da etapa, aos 44, Mikel teve uma boa chance em uma cobrança de falta, mas a bola resvalou na barreira antes de seguir para a linha de fundo.

Os donos da casa iniciaram o segundo tempo tentando implantar uma pressão. Com apenas quatro minutos, Martins perdeu uma boa chance ao cabecear livre dentro da área após falta cobrada por Moses.

A seleção queniana se defendeu com qualidade e chegou a criar chances para ampliar sua vantagem em contra-ataques. Isso acabou não acontecendo e a Nigéria conseguiu o empate, aos 48 minutos, com Oduamadi.


Comandada por Samuel Eto'o, a seleção camaronesa derrotou Togo, em Yaounde, por 2 a 1. O ex-jogador do Barcelona marcou duas vezes e Wome descontou. Os leões indomáveis lideram momentamente o grupo I. A Líbia poderá ocupar novamente a primeira colocação caso passe pelo Congo, no domingo.

Com uma atuação incontestável no segundo tempo, a Costa do Marfim goleou a Gâmbia, em Abidjan, por 3 a 0. Os gols foram marcados por Bony, Yaya Touré e Kalou. O resultado manteve os marfinenses por mais uma rodada na liderança do grupo C.

Confira outros resultados das Eliminatórias Africanas:

Congo 1 x 0 Gabão
Namíbia 0 x 1 Maláui
Costa do Marfim 3 x 0 Gâmbia
Senegal 1 x 1 Angola
Burkina Fasso 4 x 0 Níger
Tunísia 2 x 1 Serra Leoa
África do Sul 2 x 0 República Centro-Africana

*Atualizada às 17h26

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos