Valcke diz que Maracanã é maior preocupação da Fifa por atrasos

Das agências internacionais

No Brasil

  • Ricardo Moraes/Reuters

    As obras do Maracanã devem ficar prontas em abril deste ano, data limite da Fifa

    As obras do Maracanã devem ficar prontas em abril deste ano, data limite da Fifa

O estádio do Maracanã é a principal preocupação da Fifa para a Copa das Confederações em junho deste ano. Após visita ao estádio Arena Pernambuco, em Recife, nesta terça-feira, o secretário-geral da entidade Jérôme Valcke disse não sair de sua cabeça.

"A cidade para onde eu vou  daqui dois dias é a que está preocupando mais a Fifa", disse Valcke, que visita o Maracanã na próxima quinta-feira.

A Fifa já declarou que os seis estádios que receberão os jogos da Copa das Confederações deve estar prontos na metade de abril. "A data de entrega é muito importante para que possamos testar as arenas antes do início da competição. Maio já é muito tarde e poderia causar problemas à Fifa para a Copa do Mundo no Brasil", explicou o secretário.

O Maracanã deveria ter as obras completas em dezembro do ano passado, mas teve a data adiada para fevereiro deste ano. A expectativa agora é que a arena fique pronta em meados de abril, data limite estabelecida pela Fifa, mas a entrega à entidade que controla o futebol mundial para eventos-teste antes da utilização na Copa das Confederações está programada para maio.

No dia 2 de junho, o Brasil vai enfrentar em amistoso a seleção da Inglaterra, em jogo que marcará a reabertura do estádio depois de pesadas obras de remodelagem que começaram em 2010. A obra está orçada em cerca de 900 milhões de reais.

Na segunda-feira, o diretor técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio, fez um alerta sobre o andamento das obras, dizendo que está preocupado com o cumprimento do prazo de meados de abril e que os operários terão que acelerar bastante o ritmo da obra.

Ele visitou o estádio a convite do Comitê Organizador da Copa do Mundo (COL) e deixou o canteiro de obras sem a certeza de que o prazo firmado com a Fifa será cumprido.

O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, rebateu dizendo que vai mostrar em reunião esta semana "através de números" que o estádio será entregue em abril e que 87 por cento da obra foi concluída.

OBRA EM RECIFE

Com um cronograma que gerou muita incerteza sobre sua participação na Copa das Confederações, a Arena Pernambuco chega na semana que marca os 100 dias para o início da Copa das Confederações com 90 por cento de sua estrutura concluída.

"Agora temos que trabalhar sobre o campo, que é um projeto mais importante. A grama vai ser instalada nas próximas semanas, mas temos pouco tempo para que o gramado esteja pronto", alertou.

Valcke lembrou que no último Mundial, na África do Sul, os gramados foram motivo de dor de cabeça para a Fifa. "Na África, três meses antes, os gramados não estavam instalados e tivemos que encontrar uma empresa que fizesse todos da mesma forma. Seja qual for o jogo, é importante que o gramado tenha as mesmas condições para todos os jogos. É isso que procuramos garantir", disse.

O secretário negou qualquer temor de que aconteça na Arena Pernambuco os mesmos problemas estruturais identificados no Mineirão, em Belo Horizonte, onde houve falhas de acesso, no estacionamento, nos bares e até falta de água na partida de reabertura, no começo de fevereiro.

"Não há por enquanto estádio construído mais bonito e melhor que este. O governador goza da total confiança da Fifa", afirmou Valcke.
Com capacidade para 46 mil pessoas, a Arena ainda carece de infraestrutura no entorno. Apesar do investimento de 532 milhões de reais no estádio, as vias de acesso ainda priorizam o transporte individual.

O governador Eduardo Campos (PSB) minimizou os problemas de mobilidade e afirmou que na quarta-feira uma nova rodada de acordos com o governo federal atualizará os cronogramas de entregas.

"Vamos dar conta desse desafio. A mobilidade é o grande legado que a Copa vai dar ao povo da cidade, é o que vai ficar efetivamente no cotidiano. Vamos ter amanhã uma nova rodada de pactuação de obras de mobilidade e temos a clareza que a obra da BR-408 vai estar pronta nos próximos 15 dias", assegurou o governador. A BR-408 é a única via de acesso ao estádio, que fica no município de São Lourenço da Mata.

O Ramal da Copa, uma obra de 131 milhões de reais, fruto de uma parceria do governo de Pernambuco com o Ministério das Cidades e que visa possibilitar o acesso de metrô, ainda está em fase inicial. Especialmente nos 500 metros que ficam mais próximos à entrada da Arena Pernambuco, a estrutura ainda é precária.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos