Convocação de Júlio César e parceria em palestras 'quebram o gelo' entre Parreira e o clã Scolari

Fernando Duarte e Paulo Passos

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • Júlio César Guimarães/UOL

    Luiz Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira assumiram a seleção em novembro de 2012

    Luiz Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira assumiram a seleção em novembro de 2012

Dois campeões do mundo, com perfis de "super-técnico" e trabalhando juntos, mas, é claro, em cargos diferentes. A combinação de Luiz Felipe Scolari, como treinador, e Carlos Alberto Parreira, de coordenador técnico, poderia render especulações sobre dificuldades de convívio entre "egos" inflados. Os primeiros dois meses de trabalho da dupla na CBF, entretanto, mostram justamente o contrário.

Nos discursos e nas ações, a dupla expõe entrosamento na seleção brasileira. O UOL Esporte apurou que a convocação de Júlio César, por exemplo, foi uma indicação do coordenador técnico aceita pelo treinador.

Fora da CBF, Felipão e Parreira também trabalham em parceria. Os dois estão com um projeto de palestras em conjunto até a Copa do Mundo de 2014, batizado de "Juntos para vencer". As conferências são oferecidas para grandes empresas, que pagam um cachê para ter a dupla. O valor não é divulgado, mas no mercado conferências semelhantes chegam a ser contratadas por R$ 100 mil, dependendo do cliente.

No dia 28 de janeiro, Parreira e Scolari estiveram numa convenção da multinacional Unilever. Contratados pela multinacional, eles falaram para os funcionários do setor de vendas do grupo. O evento aconteceu num resort na Costa do Sauípe, no litoral norte da Bahia.

Durante uma hora, os dois conversaram e tiveram a companhia de Marília Gabriela, que foi a mediadora do encontro. A conferência foi dividida em 13 temas, entre eles "importância do treinamento", "disciplina", "como lídar com tantos craques juntos", "superação da equipe" e "liderança".

"Foi mais um talk show. Ficou ótimo, o cliente elogiou muito. A idéia é que seja a primeira de muitas. Eles têm um casamento perfeito", diz Melissa Vlasic, sócia da empresa que está trabalhando com os técnicos.

"O Felipão está muito mudado. Estou achando ele ótimo, de bom humor. Está atendendo todo mundo muito bem", confidenciou Parreira, na Inglaterra. "O trabalho tem se desenvolvido de uma maneira cordial. O importante dessa comissão técnica é que de cara deu química".

Os dois fizeram questão de demonstrar entrosamento durante a estada em Londres, onde o Brasil foi derrotado para a Inglaterra, na quarta-feira.

Na coletiva de imprensa antes do jogo, por exemplo, Felipão falou com os jornalistas enquanto era observado por Parreira. Rouco, por conta de uma gripe, o técnico chegou a brincar com o colega.

"Olha, acho que o Parreira é que vai falar", disse o treinador. Sorrindo, Parreira fez um gesto com o dedo indicador direito negando e Scolari, não menos risonho, seguiu na entrevista.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos