Cobertura de estádios preocupa, e Comitê da Copa cria monitoramento especial para obras

Paulo Passos e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Sergio Lima/Folhapress

    Operários trabalham para erguer os cabos de sustentação da cobertura do Estádio Nacional Mané Garrincha

    Operários trabalham para erguer os cabos de sustentação da cobertura do Estádio Nacional Mané Garrincha

Faltando menos de 500 dias para a Copa do Mundo de 2014, as obras nos estádios do torneio se encaminham para sua fase final. Isso não significa, porém, que a preocupação com o andamento das reformas ou construções esteja diminuindo. Muito pelo contrário.

É justamente no final da preparação das arenas para a Copa ou a Copa das Confederações que começa uma das partes mais complexas das obras: a instalação da cobertura. Ciente disso, o COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo) determinou o início de um monitoramento específico sobre o assunto a fim de garantir que tudo esteja pronto a tempo.

De 15 em 15 dias, uma consultoria contratada pelo comitê entrega um relatório sobre o andamento de todos os preparativos para o Mundial, com ênfase nos estádios. Neste relatório, desde meados do ano passado, um capítulo é dedicado só às obras das coberturas das arenas.

Construtora responsável pela estrutura, estágio da instalação e prazos, tudo isso está no documento repassado quinzenalmente ao COL. De acordo com o diretor de operações do órgão, Ricardo Trade, são por essas informações que o comitê acompanha as obras.

"As coberturas são obras complexas. Não tínhamos estruturas como essas no Brasil", afirmou Trade, em entrevista ao UOL Esporte. "Pedimos um relatório sobre o assunto e estamos acompanhando de perto."

ACOMPANHE AS OBRAS DAS COBERTURAS

Estádio/Cidade-sede Andamento
Castelão (Fortaleza) Concluída
Mineirão (Belo Horizonte) Concluída
Mané Garrincha (Brasília) Em andamento
Fonte Nova (Salvador) Em andamento
Arena Pernambuco (Recife) Em andamento
Maracanã (Rio de Janeiro) Em andamento
Itaquerão (São Paulo) Em andamento
Beira-Rio (Porto Alegre) Em andamento
Arena das Dunas (Natal) Não iniciada
Arena Amazônia (Manaus) Não iniciada
Arena da Baixada (Curitiba) Não iniciada
Arena Pantanal (Cuiabá) Não iniciada

Os dados desses relatórios são de acesso restrito aos membros do COL. Independentemente dele, entretanto, já se sabe que a instalação de algumas coberturas, principalmente as dos estádios da Copa das Confederações, não anda conforme o cronograma de obras original.

No Maracanã, por exemplo, a instalação da estrutura deveria ter começado em meados de novembro. Atrasou pelo menos um mês. Mesmo assim, o governo do Rio de Janeiro informa que ela estará pronta até o final do mês que vem.

No estádio carioca, a cobertura será feita com uma lona especial, instalada em cima de cabos de aço suspensos e esticados sobre o estádio. O sistema é igual ao que sendo instalado no Mané Garrincha, em Brasília, e na Fonte Nova, em Salvador (veja abaixo).

Na Fonte Nova, a montagem da cobertura começou em setembro do ano passado. Não terminou ainda, apesar da promessa do governo baiano de inaugurar o estádio em dezembro.

O arquiteto Marc Duwe trabalha na Fonte Nova. Ele reconhece a complexidade da instalação da cobertura e avisa que o trabalho demanda tempo. "O trabalho tem um cronograma. Tudo é feito em etapas. Uma coisa depende da outra."

Duwe disse que, depois de quatro meses de trabalho, a cobertura da Fonte Nova está quase pronta. Sobre outros estádios, porém, ele não quis se pronunciar.

Trade, por sua, prefere manter a confiança. "As construtoras brasileira são muito competentes. Buscaram profissionais capacitados", disse ele. "Vai estar pronto."

VEJA COMO ESTÁ SENDO MONTADA A COBERTURA DA FONTE NOVA

  • Vídeo mostra etapa por etapa o trabalho para a montagem da cobertura da Arena Fonte Nova, estádio de Salvador para a Copa do Mundo de 2014. Na arena, a cobertura começou a ser instalada em setembro do ano passado. Até agora, o trabalho não está finalizado. O Maracanã, no Rio de Janeiro, receberá uma cobertura semelhante. No Rio, a cobertura começou a ser instalada em dezembro. O governo do Estado promete que ela estará pronta em fevereiro.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos