Secretário da Fifa nega pressão sobre a CBF para presença de técnico da seleção no sorteio
Bruno Freitas, Paulo Passos, Ricardo Perrone e Rodrigo Mattos
Do UOL, em São Paulo
-
AFP PHOTO / Vanderlei ALMEIDA
Secretário-geral diz que Fifa não se meteu no processo de transição da seleção brasileira
O secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke afirmou nesta quarta em São Paulo que a entidade que representa não tem nenhuma participação na decisão da CBF de apressar o anúncio do novo técnico da seleção brasileira. Inicialmente, ao anunciar a demissão de Mano Menezes na última semana, a confederação projetava revelar o substituto apenas em janeiro de 2013. No entanto o presidente José Maria Marín apresentará o comandante da equipe em uma entrevista coletiva nesta quinta, no Rio.
"A Fifa não tem nada a ver com isso. Este é um assunto da CBF. Quem faz essa associação está completamente errado", rebateu Valcke em entrevista coletiva na tarde desta quarta, após reunião do Comitê Organizador Local da Copa de 2014.
Em São Paulo para a cerimônia de sorteio dos grupos da Copa das Confederações de 2013, Valcke não quis comentar conjecturas de que a Fifa teria pressionado a CBF para que a seleção brasileira tivesse um técnico que representasse a equipe no evento de sábado.
Além do sorteio dos grupos da Copa das Confederações no sábado, os técnicos das seleções participantes participam de discussões técnicas a partir desta quinta-feira. Estarão presentes nomes como Vicente del Bosque, comandante da Espanha, e Oscar Tabarez, treinador do Uruguai.
SELEÇÃO EM TRANSIÇÃO
Na manhã desta quarta-feira, apenas cinco dias após a saída de Mano Menezes, Andrés Sanchez entregou à CBF no Rio de Janeiro a carta de demissão do cargo de coordenador de seleções. Pouco depois, em evento oficial da Fifa no estádio da Copa em Itaquera, José Maria Marin anunciou que a entidade apresenta o novo técnico da seleção nesta quinta.
Segundo a CBF, o novo técnico da seleção será apresentado às 10h30 (de Brasília) deste quinta em uma entrevista coletiva na sede da entidade, no bairro da Barra da Tijuca, no Rio.
Mano Menezes teve a demissão anunciada na última sexta-feira, depois de dois anos e meio de trabalho. No o técnico gaúcho no comando, a seleção foi eliminada nas quartas de final da Copa América de 2011 e conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Londres.
A expectativa é de que Luiz Felipe Scolari seja confirmado como substituto de Mano. Felipão está sem trabalho desde o começo de setembro, quando foi demitido pelo Palmeiras, em razão da má fase da equipe no Campeonato Brasileiro. Ainda espera-se que o técnico do penta de 2002 seja anunciado pela CBF ao lado de Carlos Alberto Parreira, na criação de uma nova função de coordenação da seleção principal.