Com ironia de Ronaldo, comitiva da Fifa parte de trem da estação Luz até Itaquera
Ricardo Perrone
Do UOL, em São Paulo
-
REUTERS/Nacho Doce
Jerome Valcke andou de trem em São Paulo ao lado dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto
A comitiva que reúne os principais organizadores da Copa do Mundo de 2014 partiu na manhã desta quarta-feira, da estação Luz da CPTM, rumo à estação Corinthians Itaquera, região próxima ao futuro estádio Itaquerão, para uma inspeção à arena. O grupo era formado por Jeróme Valcke (secretário-geral da Fifa), Aldo Rebelo (Ministro do Esporte), e os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, membros do comitê organizado local da Copa do Mundo.
Apenas um minuto depois de chegarem à plataforma, já havia um trem disponível. O trajeto foi feito em 17 minutos de uma estação até a outra. A comitiva partiu em um vagão isolado e era separado por fitas do restante da população na área de embarque. "Ronaldo até brincou com o aglomerado de jornalistas e fotógrafos presentes que se apertavam para fazer o registro. "Calma, c... Vocês estão dando mau exemplo", brincou o ex-jogador.
Valcke elogiou o acesso ao local. "É um projeto espantoso. Vimos os projetos de mobilidade urbana na cidade e chegamos aqui em apenas 19 minutos. Há trens a cada dois minutos na estação. É disso que precisamos para o jogo de abertura e para os outros jogos".
O retorno foi feito de carro. A visita ao estádio de Itaquera marca a abertura das atividades do sorteio da Copa das Confederações, que acontece no próximo sábado.
Também nesta quarta-feira, a construtora Odebrecht anunciou que o Itaquerão deve terminar o mês de novembro com 58% de suas obras concluídas. A próxima etapa da obra, programada para esta semana, é a instalação do sexto módulo de sustentação da cobertura do estádio. Outros cinco módulos já foram instalados.
No dia anterior, foi anunciado que a empresa Ambev vai financiar as arquibancadas provisórias necessárias para que o estádio possa receber a partida inicial da Copa do Mundo de 2014. O custo das arquibancadas provisórias é de R$ 35 milhões, cerca de metade do previsto pelo governo de São Paulo.
As estruturas provisórias, dois tobogãs a serem instalados atrás dos gols, vão elevar a capacidade do estádio de 47 mil para 67 mil lugares. A Fifa exige capacidade mínima para 60 mil pessoas para a partida de abertura do Mundial.