De olho no cofre

Rebelo admite que União poderá pagar instalações provisórias em estádios da Copa

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Alan Marques/Folhapress, PODER

    Aldo Rebelo, ministro do Esporte, discursa durante evento em Brasília com atletas olímpicos

    Aldo Rebelo, ministro do Esporte, discursa durante evento em Brasília com atletas olímpicos

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou nesta segunda-feira que o governo federal pode pagar parte das estruturas temporárias que serão montadas nos estádios que receberão jogos da Copa do Mundo e da Copa das Confederações. Inicialmente, esses custos teriam de ser pagos pelos proprietários dos estádios dos torneios. No entanto, Rebelo informou que, caso seja necessário, a União pode ajudar no que for necessário. Segundo o UOL Esporte apurou, o custo total das estruturas gira em torno de R$ 540 milhões.

 

CIDADES PEDEM AJUDA

  • Arena

    Ao receberem as requisições finais da Fifa para instalações provisórias nos estádios da Copa, no início deste mês, as cidades-sede ficaram assustadas com o aumento de custo e foram pedir ajuda ao governo federal. LEIA MAIS

"O volume e o tamanho dessas estruturas estão sendo discutidos. O governo federal poderá ajudar no que for necessário", afirmou Rebelo, em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

Rebelo esteve nesta tarde nas obras do Maracanã. Ele acompanhou a inspeção do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ao estádio. Depois, falou com jornalistas.

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, também concedeu entrevista. Ele confirmou a possibilidade da ajuda da União para o pagamento das estruturas temporárias. Disse ainda que em breve esses custos serão incluídos na Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo, documento que reúne todos os investimentos necessários para o torneio.

"Assim que os valores das estruturas estiverem definidos, vamos inclui-los na Matriz", afirmou ele, sem informar um prazo para inclusão desses gastos no documento.

O secretário estadual da Casa Civil do Rio de Janeiro, Regis Fitchner, afirmou que o governo fluminense deve lançar nos próximos meses uma licitação para contratar a montagem dessas estruturas, que incluem bares, barracões para organização, etc.

O Rio de Janeiro será sede da Copa das Confederações. Portanto, essas estruturas montadas na cidade duas vezes. Primeiro para o torneio-teste da Copa do Mundo, em 2013. Depois, para a Copa do Mundo em si, no ano seguinte.

O mesmo acontecerá em Salvador, por exemplo. Lá, o governo estadual já informou que pretende gastar cerca de R$ 50 milhões com as estruturas temporárias.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos