De olho no cofre

Ranking de transparência nas obras da Copa reprova prefeituras de todas as cidades-sede

Rodrigo Durão Coelho

Do UOL, em São Paulo

  • Arena

    Obras da Arena Pantanal, em Cuiabá: a cidade ficou por último no levantamento

    Obras da Arena Pantanal, em Cuiabá: a cidade ficou por último no levantamento

Os governos locais das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 ficaram abaixo da média em um índice que avaliou a transparência das informações disponibilizadas pelas administrações sobre investimentos e outras ações relacionadas com o evento.

O ranking, desenvolvido pelo Instituto Ethos  de Empresas e Responsabilidade Social, estabeleceu uma pontuação de zero a 100. As cidades melhores classificadas foram Porto Alegre (RS), com 48,87 pontos, e Belo Horizonte (MG), com 48,44 pontos. A de pior pontuação foi Cuiabá (MT), com 10,17 pontos.

O índice avalia se as prefeituras – ou o governo do Distrito Federal, em Brasília – disponibilizam à sociedade mecanismos de acesso à informação, como portais de internet, telefones e salas de transparência e participação. O ranking analisou também a qualidade do conteúdo disponível e se há mecanismos para a população participar das decisões, como ouvidorias e audiências públicas.

Copa das Confederações
Copa das Confederações

O quadro geral apresentado é ruim. Mesmo estando abaixo dos 50% dos pontos possíveis, o Ethos considerou a pontuação das capitais mineira e gaúcha como 'média'. A terceira melhor colocada foi São Paulo, com apenas 18,36 pontos em 100 possíveis.

Os dados foram coletados após a entrada em vigor da Lei de Acesso a Informação (LAI), em maio. "Enviamos ofícios para as prefeituras com as perguntas. A LAI diz que as respostas devem ser emitidas em 20 dias, com tolerância de até um mês, mas apenas cinco delas responderam no prazo: Belo Horizonte, Curitiba (PR), Manaus (AM), Recife (PE) e São Paulo", disse ao UOL Esporte Felipe Saboya, coordenador do projeto.

"Três delas enviaram respostas fora do prazo: Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Rio de Janeiro. Quatro cidades não responderam: Brasília, Natal (RN), Fortaleza (CE) e Cuiabá."

Procurada pela reportagem, a prefeitura de Cuiabá disse que as obras de mobilidade da Copa são de responsabilidade do governo estadual, e muitas informações podem ser encontradas no site da Secopa (Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo 2014).

O Ethos justifica a baixa pontuação dizendo que mesmo quando uma prefeitura não respondeu o pedido, os responsáveis pelo levantamento buscaram respostas dentro do sistema municipal, avaliando-as quando existiam. No caso de Cuiabá, especificamente, o instituto disse que mesmo as obras de mobilidade urbana não sendo da alçada municipal, a falta de informações para a população sobre onde ela poderia encontrar tais respostas levaram a cidade a não pontuar.

O instituto afirma que o índice será atualizado anualmente. A entidade disse que os prefeitos eleitos de todas as cidades-sede assinaram o documento Pacto Municipal pela Transparência, comprometendo-se a elevar a pontuação dos municípios no ranking. Confira abaixo o ranking completo do Instituto Ethos.

CIDADES-SEDE ÍNDICE FINAL NÍVEL DE TRANSPARÊNCIA
Belo Horizonte 48,44 Média
Brasília 14,29 Muito baixa
Cuiabá 10,17 Muito baixa
Curitiba 15,24 Muito baixa
Fortaleza 13,94 Muito baixa
Manaus 13,01 Muito baixa
Natal 15,36 Muito baixa
Porto Alegre 48,87 Média
Recife 14,01 Muito baixa
Rio de Janeiro 14,98 Muito baixa
Salvador 14,46 Muito baixa
São Paulo 18,36 Muito baixa

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos