Cuiabá e Curitiba realizam votação para escolher cartazes da Copa, com ave e árvore típicas
Do UOL, em São Paulo
-
Divulgação/Secopa
Cartazes que competem para representar Cuiabá na Copa trazem imagem do tuiuiú, ave típica da região
Os cartazes que vão representar as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 vão ser apresentados no próximo dia 25 de novembro. Duas delas, Cuiabá e Curitiba, abriram votações populares para escolher entre duas imagens.
A votação na capital de Mato Grosso começou no dia 7 de novembro e será encerrada no dia 18. A população pode votar em alguns locais definidos na cidade ou pela internet. Ambas opções incluem a figura do tuiuiú, ave típica da região.
Em Curitiba, a votação começou no último dia 12 e será encerrada no dia 19. A disputa acontece pelo site da prefeitura e em pontos no centro da cidade.
As duas opções foram validadas pela Fifa, que deve aprovar toda e qualquer peça de comunicação relacionada à Copa. Os cartazes trazem imagens que representam a cidade. Uma das opções destaca uma araucária, árvore nativa símbolo de Curitiba e do Paraná. Curitiba é uma expressão guarani, que quer dizer "muito pinhão". A semente da araucária, o pinhão, é muito utilizada na culinária local.
A outra opção faz referência ao calçadão da Rua XV, tradicional ponto de encontro de curitibanos e turistas. Segundo a prefeitura, a calçada faz parte da identidade e da história da cidade.
Outras cidades-sede da Copa, como Porto Alegre (RS), planejaram fazer consultas públicas, mas desistiram. O trabalho escolhido pela Fifa para representar a capital gaúcha será anunciado no próximo dia 25, pouco antes da partida entre Internacional-RS e Portuguesa no Beira-Rio pelo Campeonato Brasileiro, quando os jogadores colorados entrarão em campo usando camisetas com o desenho escolhido.
Poucos dias depois, em primeiro de dezembro, acontece em São Paulo o sorteio dos grupos da Copa das Confederações. Estão confirmados Brasil, como o país-sede, Espanha (campeã mundial), Itália (vice-campeã da Eurocopa, atrás da Espanha, que tinha vaga assegurada), Uruguai (campeão da América do Sul), Japão (campeão asiático), México (vencedor da América do Norte, Central e Caribe) e Taiti (campeão da Oceania).