Neymar faz golaço, mas perde pênalti bizarro e Brasil empata com Colômbia

Paulo Passos

Do UOL, em Nova Jersey

  • Mowa Press

    Neymar comemora o gol de empate do Brasil contra a Colômbia, em amistoso nos Estados Unidos

    Neymar comemora o gol de empate do Brasil contra a Colômbia, em amistoso nos Estados Unidos

Um golaço e uma cobrança bizarra de pênalti fizeram de Neymar novamente o personagem do jogo da seleção brasileira, no empate com a Colômbia, por 1 a 1, nesta quarta-feira, em Nova Jersey. O santista poderia ter definido a partida, quando faltava pouco mais de 10 minutos para o final, mas repetiu o fiasco da Copa América e chutou por cima do goleiro Ospina. Antes, o santista empatou o jogo, depois dos colombianos saírem na frente com Cuadrado, ainda no primeiro tempo.

Com o resultado, a seleção da era Mano segue com a sina de não vencer um time da elite do ranking da Fifa. A Colômbia está na oitava colocação, cinco posições à frente do Brasil. Desde 2010, quando assumiu o time, o Brasil só conseguiu ganhar da Dinamarca, que era décima colocada no ranking. Outros confrontos contra times melhores classificados terminaram em derrotas ou empates.

Na próxima quarta-feira, dia 21 de novembro, o time de Mano Menezes, desta vez formado apenas com jogadores que atuam no Brasil, volta a jogar. A seleção enfrentará a Argentina, em Buenos Aires, pelo jogo de volta do Superclássico das Américas. Em fevereiro, a equipe enfrenta a Inglaterra em Wembley. 

ESTÁDIO NÃO LOTA E COLOMBIANOS SÃO MAIORIA

  • Com mais de 80 mil lugares, o estádio MetLife não lotou para o amistoso entre Brasil e Colômbia. Um dos três anéis de arquibancadas da arena estava completamente vazio. O público total foi de 38.624 pessoas Os colombianos eram maioria. O ingresso mais barato para o jogo custava aproximadamente R$ 100.

O jogo começou movimentado. Com uma marcação avançada, os colombianos sufocavam a saída de bola do Brasil, que errava alguns passes e dava oportunidades para o rival entrar na área. Falcao e Armero, por exemplo, conseguiram trocar passes dentro da área brasileira, sem dificuldade. Mesmo assim, os colombianos exageravam nos toques e não chutavam ao arco defendido por Diego Alves.

O primeiro lance de gol foi brasileiro e saiu dos pés de Kaká. Aos 17 minutos, o meia recebeu passe de Oscar e chutou cruzando. A bola passou perto do canto direito de Ospina. Cinco minutos depois houve nova chance para a seleção. Desta vez foi Neymar que, livre na área, quase marcou de cabeça.

Apesar das chances brasileiras, a Colômbia se mantinha tranquila no jogo e com saídas rápidas de ataque. O time de Mano Menezes criava jogadas em tabelas entre Neymar, Oscar e Kaká, o destaque brasileiro no primeiro tempo.

Na defesa, porém, o Brasil dava espaços, principalmente nas laterais. Foi nas costas de Castán, no lado esquerdo do Brasil, que Cuadrado encontrou espaço para avançar e entrar na área no final do primeiro tempo. O meia da Fiorentina chutou cruzado no canto direito de Diego Alves, aos 43 minutos, e marcou o gol.

Atrás no placar, o Brasil voltou para o segundo tempo com a mesma formação. Kaká jogava centralizado com Oscar à sua direita, Thiago Neves à esquerda e Neymar na frente. Ainda sofrendo com os contra-ataques velozes dos colombianos, a seleção conseguia emparelhar o jogo e criar jogadas.

Aos 18 minutos, Neymar recebeu pelo lado esquerdo de ataque. Avançou até a área, fez bela finta e, com a bola muito próxima ao pé, surpreendeu e conseguiu bater no canto direito do goleiro Ospina, para empatar o jogo.

Faltando menos de dez minutos para o jogo terminar, o Brasil teve a grande chance de conseguir a vitória. Armero desarmou Daniel Alves na área da Colômbia e o árbitro marcou pênalti.  Na cobrança, Neymar isolou a bola. 

FICHA TÉCNICA – BRASIL 1 x 1 COLÔMBIA
Local: estádio MetLife, em East Rutherford (Estados Unidos)
Data: 14 de novembro de 2012, quarta-feira
Horário: 22h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Auxiliares: CJ Morgante e Peter Manikowski (ambos EUA)
Cartões amarelos: Leandro Castán e Ramires (BRA); Yepes (COL)

GOLS
BRASIL: Neymar, aos 18 minutos do segundo tempo
COLÔMBIA: Cuadrado, aos 43 minutos do primeiro tempo

BRASIL: Diego Alves; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Leandro Castán (Fábio Santos); Paulinho, Ramires, Thiago Neves (Lucas), Oscar (Giuliano) e Kaká; Neymar Técnico: Mano Menezes

COLÔMBIA: Ospina; Cuadrado, Mosquera, Yepes e Armero; Sánchez, Valencia, MacnellyTorres (Ramírez) e James Rodríguez; Jackson Martínez (Gutiérrez) e Falcao García Técnico: Jose Perkerman

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos