Governo planeja capacitar 40 mil agentes de segurança até a Copa

Rodrigo Durão Coelho

Do UOL, em São Paulo

  • Júlio Guimarães/UOL

    Cães da polícia do Rio aprendem técnicas francesas de treinamento em intercâmbio promovido pela PM

    Cães da polícia do Rio aprendem técnicas francesas de treinamento em intercâmbio promovido pela PM

A meta do governo federal é capacitar cerca de 40 mil integrantes das forças de segurança até 2014, como parte do legado permanente deixado após a Copa do Mundo, segundo apurou o UOL Esporte.

De acordo com o cronograma da Sesge(Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos), responsável pela coordenação de esforços entre instituições federais e locais, em 2012, os gestores estão sendo treinados. A ênfase nesta primeira fase é que estes coordenadores assimilem experiências de colegas estrangeiros, em particular integrantes de forças de segurança britânicos, alemães e americanos.

No ano que vem, o treinamento abrange também os operadores e, até 2014 todos eles seriam testados em simulações. A Sesge pretende que um dos principais benefícios na área deixados para a população após o torneio seja a integração destas diferentes forças de segurança.

Para isto está sendo preparada a unificação dos protocolos operacionais. Atualmente cada força de segurança tem um e a unificação evitaria o retrabalho, falta de ação ou mesmo eventuais divergências entre estas forças.

A partir do começo do ano que vem, este protocolo unificado será testado, primeiro com os coordenadores que planejarão respostas para situações hipotéticas. A segunda fase é envolver estas diferentes forças de segurança em uma simulação em local confinado, como um estádio. O terceiro estágio para o aprimoramento do protocolo é a simulação em ruas.

Equipamentos

Estão em fase de construção os Centros Integrados de Comando e Controle (CICC). Estes, ao receber informações de diversas fontes, como, bombeiros, defesa civil e das diferentes polícias, além de ter acesso a seus bancos de dados distintos, podem coordenar repostas mais rápidas e eficientes a problemas ocorridos na cidade.

São 14 os CICC, 12 para cada uma das cidades sede, mais um nacional, em Brasília e um de back up, no Rio de Janeiro. As obras de vários destes centros estão atrasadas e os orçamentos foram revistos para cima. Cada cidade sede contará ainda com dois centros móveis, em ônibus ou caminhões. São Paulo, Rio e Belo Horizonte terão três destas unidades, que podem ser usadas para eventos em locais distantes.

Outras tecnologias que devem ser adquiridas até o Mundial são as plataformas elevadas que permitem que policiais tenham melhor visão em locais de aglomerações, delegacias móveis, tecnologias menos letais para enfrentamento e a aquisição de kits para desmantelar bombas.

As fronteiras devem contar também com bancos de dados mais completos, contendo informações da Interpol – a polícia internacional - que hoje só são disponíveis no escritório central da entidade em Brasília.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos