Teco-Teco, Zé Tarugo e Cartolão: conheça os "mascotes alternativos" da Copa de 2014

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

  • Ilustranet

    A mascote Cleusa, que une os esteriótipos brasileiros de futebol, carnaval e mulheres bonitas

    A mascote Cleusa, que une os esteriótipos brasileiros de futebol, carnaval e mulheres bonitas

Um estúdio de ilustração de São Paulo está realizando sua própria eleição para escolher o "mascote alternativo" da Copa do Mundo de 2014. Entre os candidatos estão Cartolão, um dirigente de futebol com uma mala cheia de dinheiro, Joãozinho Teco-Teco, um garoto portando armamentos exclusivos das Forças Armadas, e Zé Tarugo, um quelônio que homenageia os coordenadores das obras da Copa.

As criações do estúdio estão expostas no site da empresa Ilustranet, onde há uma enquete em que o internauta pode votar em seu mascote predileto.

De acordo com o ilustrador Rubens Lima, coordenador do estúdio, a ideia foi realizar uma competição paralela para um mascote alternativo, já que o escolhido pelo Comitê Organizador da Copa, um tatu-bola ainda sem nome, não passou pelo crivo popular no processo de escolha.

"Mas quero deixar claro que o mascote oficial da Copa é muito eficiente, considero uma boa escolha, atende às necessidades e as expectativas dos organizadores e do público", adianta-se Lima.

Por que, então, criar um mascote alternativo? "Porque podemos criar um mascote sem as amarras comerciais de um símbolo oficial. É a chance de escolher um mascote que carregue bom humor e crítica construtiva ao processo de organização da Copa do Mundo e do futebol brasileiro", explica o ilustrador.

Veja abaixo as imagens dos personagens que concorrem ao título de mascote alternativo da Copa.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos