Na volta de Kaká, novo quarteto funciona e seleção brasileira goleia o 80º do ranking da Fifa

Fernando Duarte

Do UOL, em Malmö (Suécia)

  • Mowa Press

    Jogadores da seleção brasileira abraçam o meia Oscar, que abriu o placar para a equipe no amistoso com o Iraque

    Jogadores da seleção brasileira abraçam o meia Oscar, que abriu o placar para a equipe no amistoso com o Iraque

Contra uma fraca seleção do Iraque, que ocupa a 80ª posição no ranking da Fifa, o Brasil conseguiu uma goleada de 6 a 0, no jogo que marcou a volta de Kaká. O meia do Real Madrid formou com Oscar, Hulk e Neymar um quarteto ofensivo que levou o time à vitória, na partida disputada em Malmö, na Suécia. A seleção volta a jogar na próxima terça-feira contra o Japão, na Polônia.

O Brasil não encontrou nenhuma dificuldade para vencer os iraquianos, treinados por Zico. Com uma formação inédita, o time de Mano Menezes dominou o jogo durante os 90 minutos. Os iraquianos não esboçaram reação ao controle brasileiro em nenhum momento. Os gols foram marcados por Oscar, duas vezes, Kaká, Hulk, Neymar e Lucas.


Oscar abriu o placar do jogo aos 21 minutos, após uma arrancada de Neymar. O santista encontrou o meia do Chelsea livre na área e ele marcou. Cinco minutos depois, após jogada de Kaká pela esquerda, o ex-jogador do Inter fez o segundo gol.

"Independente do adversário, serve, no meu caso, um jogo como esse. Eu levei muito como um treino, fazendo tudo da melhor forma possível. Tem que jogar bem, e daqui para a frente, só melhorar", avaliou Kaká.

SELEÇÃO SEM UM "9"

Contra o Iraque, Mano Menezes testou uma seleção brasileira jogando sem centroavante. Kaká, Oscar, Hulk e Neymar formaram um quarteto avançado, com os dois primeiros saindo do meio campo. "O Kaká vai iniciar um pouco pela lado esquerdo. Esperamos muita movimentação para a gente chegar com jogadas na frente", afirmou o técnico antes da bola rolar na Suécia. Em campo, o esquema funcionou. Kaká atuou mais pelo lado esquerdo, mas se movimentou durante o jogo. O mesmo aconteceu com os outros integrantes do quarteto. Artilheiro, Neymar, por exemplo, jogou mais como armador e participou das jogada de quatro dos seis gols da partida.

Derrotados, os iraquianos até tentavam atacar e davam espaço para os brasileiros, que poderiam até ter ampliado o placar ainda no primeiro tempo.

Na segunda etapa, a seleção chegou à goleada. Kaká, principal atração do jogo, marcou dois minutos após o intervalo. O gol abençoou o retorno do meia. Na celebração, todos os titulares foram comemorar o gol com o ele. Depois, os reservas também o abraçaram.

SELEÇÃO NÃO LOTA ESTÁDIO

  • Goleados, os iraquiano jogaram "em casa" na Suécia. Os torcedores árabes eram maioria no estádio Sweedbank, em Malmö. Mais de 100 mil imigrantes do Iraque moram na região da cidade sueca. Mesmo assim, o estádio não lotou. Pouco mais de 14 mil pessoas viram o jogo. O estádio tem capacidade para 21 mil torcedores.


O último gol do Kaká com a camisa da seleção brasileira foi num amistoso antes da Copa da África do Sul, na goleada por 5 a 1 sobre a Tanzânia, no dia 7 de junho de 2010.

Com facilidade na partida, o Brasil seguiu marcando gols. Hulk ampliou aos 10 minutos do segundo tempo.

Com o placar resolvido contra um adversário que não conseguia reagir à superioridade brasileira, a seleção mantinha a posse de bola com tranquilidade. Faltando 20 minutos para o jogo terminar, Kaká foi substituído por Lucas.Com a nova formação, o quarteto seguiu tendo facilidade para chegar na área do Iraque. Neymar, aos 30 minutos do segundo tempo, e o próprio Lucas, aos 34, ampliaram o placar.

BRASIL 6  x 0 IRAQUE
Data: 11/10/2012 (quinta-feira)
Publico total: 14.147
Local:Sweedbank, em Malmo, na Suécia
Cartão Amarelo: Ali Hussein Rehema
Árbitro: Martin Hansson
Auxiliares: Magnus Sjoblom e Per Brogevik
Gols: Oscar, duas vezes, Kaká, Hulk, Neymar e Lucas.

Brasil: Diego Alves; Adriano, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo; Paulinho (Fernando), Ramires (Sandro), Kaká (Lucas), Oscar(Giuliano); Neymar e Hulk (Thiago Neves). Técnico: Mano Menezes

Iraque: Noor, Samal, Ali, Salam e Abbas (Husam Kadhim). Koudon, Muthana Khalid (Jabbar), Hamad (Ahmed Ibrahim) e Nashat (Zahra), Ahmed Yasin (Kareem) e Younis (Radhi). Técnico: Zic

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos