Carlinhos Brown ganha apoio do governo para divulgar 'vuvuzela brasileira' na Copa de 2014

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Reprodução/Twitter

    Carlinhos Brown (esq.) apresenta a caxirola, chocalho que será divulgado no Mundial

    Carlinhos Brown (esq.) apresenta a caxirola, chocalho que será divulgado no Mundial

Caxirola. Este é o nome do instrumento musical que promete ser a "vuvuzela brasileira" durante a Copa do Mundo de 2014. Criado pelo percussionista Carlinhos Brown, o chocalho semelhante a um caxixi ganhou nesta quinta-feira o apoio do governo para ser divulgado no Mundial.

O projeto da disseminação da caxirola durante a Copa recebeu nesta manhã uma chancela do Ministério do Esporte. Com isso, será uma das 96 iniciativas selecionadas para integrar o Plano de Promoção do Brasil para o Mundial de 2014.

As chancelas foram entregues em cerimônia realizada em Brasília. Brown esteve lá e recebeu do ministro Aldo Rebelo uma carta formalizando a apoio do governo.

A carixola foi apresentada por Brown no ano passado. Ele criou a espécie de chocalho com a intenção de torná-lo "o instrumento brasileiro das torcidas na Copa do Mundo 2014".

Obras da Copa
Obras da Copa

Na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a vuvuzela –um tipo de corneta-- assumiu esse posto. O barulho ensurdecedor do instrumento virou polêmica, mas marcou o torneio.

Brown acredita que a caxirola pode tornar-se tão famosa quanto a vuvuzela. Por isso, após receber o apoio formal do governo à sua ideia, ele comemorou. "Acabei de receber a chancela do Ministério do Esporte!", publicou ele, em seu perfil no twitter. "A caxirola é inspirada no caxixi e será o instrumento da torcida brasileira na Copa de 2014!"

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos