Lugano comete pênalti, e Uruguai sofre para empatar com Equador em partida dramática

Do UOL, em São Paulo

  • Miguel Rojo/AFP

    Cavani vibra após marcar o gol do Uruguai contra o Equador

    Cavani vibra após marcar o gol do Uruguai contra o Equador

A vida não está fácil para o zagueiro uruguaio Diego Lugano. O jogo contra o Equador mal tinha começado quando o ex-são-paulino errou um bote na grande área e cometeu um pênalti para o adversário. O estádio Centenario, em Montevidéo, se calou enquanto o capitão da Celeste recebia cartão amarelo pela jogada. O silêncio ficou maior quando Felipe Caicedo, atacante do Equador, converteu a infração e fez 1 a 0.

O erro de Lugano transformou em um drama a partida das Eliminatórias para a Copa de 2014. O Uruguai passou mais de uma hora tentando furar a defesa rival. E no fim, conseguiu apenas um empate em 1 a 1 com gol de Cavani.

O empate celeste não foi suficiente para levar a equipe ao grupo dos quatro que hoje estariam classificados ao Mundial. O time ainda está na quinta posição, com 12 pontos. Se terminasse hoje, o semifinalista da última Copa teria de disputar uma repescagem para estar no Brasil em 2014.

Já o Equador, com 13, é o vice-líder do torneio, atrás apenas da Argentina, que joga nesta terça-feira contra o Peru. A rodada atual é a penúltima do primeiro turno das Eliminatórias.

A igualdade poderia ser revés para a Celeste caso um lance capital no meio do segundo tempo houvesse terminado diferente. O Uruguai era todo ataque (como foi durante os 90 minutos), quando o equatoriano Benítez arrancou sozinho desde o meio de campo, invadiu a área, driblou o goleiro Muslera e foi tocado nas pernas pelo próprio.

Em vez de dar um novo pênalti (que se transformaria no 2 a 0), o árbitro Carlos Amarilla preferiu amarelar o equatoriano alegando uma simulação.

Logo depois do erro do juiz, os uruguaios chegaram ao gol de empate após uma sucessão de tentativas perdidas. O atacante Cavani, do Napoli, aproveitou uma sobra de bola na grande área e chutou de esquerda, meio desequilibrado, no canto do goleiro: 1 a 1. Alívio no centenário.

O time tentou a vitória até o último segundo, mas não conseguiu. O empate completa uma sequência de dois maus resultados do atual campeão da Copa América. Na semana passada, o time de Forlán e Suárez foi goleado pela Colômbia por 4 a 0.

Também nesta terça-feira, os colombianos confirmaram a boa fase e venceram o Chile fora de casa por 3 a 1.

Completam a rodada os duelos Paraguai x Venezuela e Peru x Argentina.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos