Rússia vence Irlanda do Norte na abertura das Eliminatórias europeias para a Copa-2014

Do UOL, em São Paulo

  • Maxim Shemelov/Reuters

    Victor Fayzulim (20) comemora com os companheiros o gol marcado pela Rússia contra a Irlanda do Norte

    Victor Fayzulim (20) comemora com os companheiros o gol marcado pela Rússia contra a Irlanda do Norte

No jogo de abertura das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, a Rússia recebeu a Irlanda do Norte, em confronto válido pelo Grupo F. Com um jogo bastante físico, mas de qualidade, o time do técnico italiano Fabio Capello não teve dificuldades para vencer por 2 a 0, e somar seus primeiros pontos na competição.

O jogo começou com uma homenagem. Ainda antes do apito inicial, os times se abraçaram no centro do gramado e respeitaram um minuto de silêncio em virtude da morte de atletas de um time russo de hóquei em um desastre de avião, ocorrida há exatamente um ano.

A partida marcou, ainda, o retorno de Capello às competições oficiais depois da sua saída do comando da seleção da Inglaterra - na ocasião, ele preteriu o zagueiro John Terry, acusado de racismo, mas foi demitido pela Football Association inglesa, que queria ver o jogador do Chelsea em campo.

Além disso, os russos, que não chegaram a disputar um grande futebol, não contaram com a sua maior estrela dos últimos anos, o meia Andrei Arshavin. Em má fase, ele sequer foi convocado pelo treinador italiano por questões técnicas, ficando de fora da equipe que defendeu ininterruptamente pelos últimos dez anos.

Com a bola rolando, no entanto, os russos mostraram que não estavam abalados e impuseram o seu ritmo de jogo que não é vistoso, mas ao menos é eficiente, desde os primeiros instantes contra o modesto adversário britânico. Tanto que, após longa pressão, aos 30 minutos o placar foi aberto com o gol do meia Victor Fayzulim, colocando justiça no marcador.

O time britânico tentou equilibrar as ações abusando ainda mais das faltas. Mesmo deixando o jogo correr, o árbitro da partida aplicou dois cartões amarelos nos norte-irlandeses até a metade do segundo tempo, o que fez a Rússia moderar levemente as suas ações ofensivas. A ação, no entanto, não deu resultado: aos 33 minutos da etapa final, Shirokov marcou de pênalti e deu números finais ao marcador, para alegria de Fabio Capello, que estreou em competições oficiais no comando da seleção da Rússia.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos