Rússia vence Irlanda do Norte na abertura das Eliminatórias europeias para a Copa-2014
Do UOL, em São Paulo
-
Maxim Shemelov/Reuters
Victor Fayzulim (20) comemora com os companheiros o gol marcado pela Rússia contra a Irlanda do Norte
No jogo de abertura das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, a Rússia recebeu a Irlanda do Norte, em confronto válido pelo Grupo F. Com um jogo bastante físico, mas de qualidade, o time do técnico italiano Fabio Capello não teve dificuldades para vencer por 2 a 0, e somar seus primeiros pontos na competição.
O jogo começou com uma homenagem. Ainda antes do apito inicial, os times se abraçaram no centro do gramado e respeitaram um minuto de silêncio em virtude da morte de atletas de um time russo de hóquei em um desastre de avião, ocorrida há exatamente um ano.
A partida marcou, ainda, o retorno de Capello às competições oficiais depois da sua saída do comando da seleção da Inglaterra - na ocasião, ele preteriu o zagueiro John Terry, acusado de racismo, mas foi demitido pela Football Association inglesa, que queria ver o jogador do Chelsea em campo.
Além disso, os russos, que não chegaram a disputar um grande futebol, não contaram com a sua maior estrela dos últimos anos, o meia Andrei Arshavin. Em má fase, ele sequer foi convocado pelo treinador italiano por questões técnicas, ficando de fora da equipe que defendeu ininterruptamente pelos últimos dez anos.
Com a bola rolando, no entanto, os russos mostraram que não estavam abalados e impuseram o seu ritmo de jogo que não é vistoso, mas ao menos é eficiente, desde os primeiros instantes contra o modesto adversário britânico. Tanto que, após longa pressão, aos 30 minutos o placar foi aberto com o gol do meia Victor Fayzulim, colocando justiça no marcador.
O time britânico tentou equilibrar as ações abusando ainda mais das faltas. Mesmo deixando o jogo correr, o árbitro da partida aplicou dois cartões amarelos nos norte-irlandeses até a metade do segundo tempo, o que fez a Rússia moderar levemente as suas ações ofensivas. A ação, no entanto, não deu resultado: aos 33 minutos da etapa final, Shirokov marcou de pênalti e deu números finais ao marcador, para alegria de Fabio Capello, que estreou em competições oficiais no comando da seleção da Rússia.