Mais da metade dos CTs da Copa são públicos e receberão dinheiro do governo federal
Paulo Passos
Do UOL São Paulo
-
Folhapress
Estádio Municipal de Juiz de Fora foi selecionado para receber treinos durante a Copa de 2014
O Comitê Organizador da Copa do Mundo (COL) divulgou nesta quarta-feira a lista dos centros de treinamento de seleções para o Mundial de 2014. Dos 54 CTs já selecionados, 28 , mais da metade, são públicos, estádios ou áreas de lazer e esporte de prefeituras ou governos estaduais. Os locais que estão no catálogo do COL poderão receber equipes durante a Copa. A organização do torneio ainda abrirá outras duas chamadas para os clubes e cidades que pretendem emprestar suas instalações.
Para adequar esses espaços às exigências da Fifa, os locais selecionados, que são áreas públicas, contarão com dinheiro do governo federal. O secretário-executivo do ministério do Esporte, Luis Fernandes, informou nesta quarta-feira que até o final do ano será feita uma chamada pública para investimentos de recursos do governo federa nesses CTs. Os candidatos da iniciativa privada, casos dos centros de treinamento do Santos, Palmeiras e Cruzeiro, não poderão receber a verba.
"Os detalhes ainda estão sendo finalizados. A ideia é lançar imediatamente após o período eleitoral. Não podemos fazer esse lançamento durante o período eleitoral. Vamos fazer uma chamada pública para investimentos de recursos orçamentários na infraestrutura esportiva. Poderão receber dinheiro, a fundo perdido, os administradores dos CTs já credenciados e que pretendam se candidatar", afirmou Fernandes em entrevista ao UOL Esporte.
O secretário-executivo do ministério do Esporte afirmou que a ideia surgiu em diálogo com o COL e as cidades que se candidataram a receber seleções na Copa do Mundo. Os valores que serão destinados e os detalhes vão ser divulgados apenas a partir de outubro, após o período das eleições municipais.
Segundo o COL, 244 centros de treinamento se candidataram para receber seleções no Mundial. A maioria dos aceitos está na região Sudeste. Foram 30, sendo que 20 estão no Estado de São Paulo. A região Nordeste, que terá quatro cidades-sedes na Copa, teve três locais aprovados. O mesmo número da região Centro-oeste. As regiões Norte, com quatro credenciados, e Sul, com 14, completam o mapa de CTs aprovados.
Esta é apenas segunda etapa do processo de seleção. Haverá ainda outros dois catálogos até 2014. Em dezembro de 2013, após o sorteio das chaves do Mundial, a organização da Copa irá definir os centros de treinamento credenciados. Serão no mínimo 64 opções para as seleções que disputarão o torneio.
O catálogo contém as opções destinadas às seleções que disputarão a Copa de 2014. Além do CT, os candidatos devem indicar um hotel próximo para a hospedagem das equipes.