Fifa e Globo criam regras para instalação de telões para ver jogos da Copa do Mundo

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • AFP PHOTO / Vanderlei ALMEIDA

    Jérôme Valcke anunciou as regras para exibição dos jogos da Copa em telões

    Jérôme Valcke anunciou as regras para exibição dos jogos da Copa em telões

A Fifa e a TV Globo divulgaram nesta quinta-feira algumas regras para a exibição pública dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Durante o torneio, quem quiser instalar um telão em uma praça ou parque para exibir as partidas do Mundial terá de respeitar algumas normas acordadas entre a entidade máxima do futebol e a transmissora oficial do Mundial.

As exibições públicas estarão liberadas desde que não tenham fins comerciais, tenham entrada gratuita e não reunam mais de 5 mil pessoas. Todas as outras devem obedecer normas mais rígidas e serem autorizadas pela Fifa e a Globo.

Antes de organizar uma dessas exibições, os interessados terão de pedir essa autorização. O pedido será feito por meio de um site que ainda será criado. Em alguns casos, para receber a autorização, os organizadores terão de pagar uma taxa.

"Em alguns casos será cobrada uma pequena taxa, mas não há nenhum intuito lucrativo. Todo o dinheiro arrecadado será destinado uma instituição de caridade", informou Marcelo Campos Pinto, diretor executivo da TV Globo, em entrevista coletiva nesta tarde.

A entrevista coletiva marcou o encerramento da viagem de Jérôme Valcke fez esta semana ao Brasil. Desde terça-feira, o representante da Fifa passou por Recife, Natal e Brasília.

Durante toda a viagem, Valcke esteve acompanhado de Bebeto, Ronaldo e do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes. Todos são membros do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL). O artista plástico Romero Britto também fez parte da comitiva.

Além das inspeções, Valcke participou de uma reunião com membros do COL em Brasília. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, esteve presente neste encontro. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos