Ronaldo confia em obras concluídas, mas esquece estádio visto pela Fifa como crítico
Luiz Gabriel Ribeiro
Do UOL, no Rio de Janeiro
-
AFP PHOTO/VANDERLEI ALMEIDA
Ronaldo lembrou apenas das dificuldades enfrentadas no andamento das obras de estádio em Natal
Membro do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, Ronaldo comentou sobre a preparação do Brasil para o evento nesta quinta-feira. O ex-atacante falava com otimismo e confiança sobre o andamento das obras nos estádios das cidades-sede quando cometeu um ato falho. O maior artilheiro das Copas esqueceu da arena apontada pela Fifa como problemática para a realização do torneio-teste para o Mundial - a Copa das Confederações de 2013.
RONALDO BRINCA DURANTE EVENTO
Ronaldo veste peruca em entrevista após pedido da panicat Babi Rossi |
Ronaldo lembrou apenas das dificuldades enfrentadas no andamento das obras de Natal. A Arena das Dunas foi definida pela entidade que comanda o futebol mundial como "crítica" para receber a Copa, em relatório divulgado em maio. Neste mesmo documento, a arena de Recife também é vista como preocupante para ter jogos da Copa das Confederações.
Apesar da dúvida, a Fifa confirmou que a cidade nordestina sediará partidas do evento-teste. Assim como todos os estádios confirmados para a Copa das Confederações, a arena Cidade da Copa precisa estar pronta até dezembro deste ano.
Lula diz que seleção é "única coisa que não está pronta" para a Copa
-
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que "a única coisa" que ainda não está pronta para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, é a seleção brasileira comandada por Mano Menezes (derrotada por 2 a 0 no amistoso contra o México, no último domingo, nos Estados Unidos).
"Eu gostaria de dizer uma coisa para os pessimistas, que ficam dizendo que a Copa do Mundo será um fracasso. A única coisa que não temos pronta é a seleção. O Mano [técnico da seleção] está passando por dificuldades. A gente só precisa tomar cuidado porque se a seleção não chegar á final, não vai jogar no Maracanã", disse.
O Fenômeno não falou sobre o estádio de Pernambuco quando analisou a realização do evento esportivo do próximo ano. "Os pontos positivos são os estádios que estão seguindo o cronograma, apesar de termos dois em alerta. Eles não são preocupações", destacou o ex-jogador, que completou logo em seguida.
"O estádio em alerta é o de Natal. O outro não me lembro. Mas não tem nenhum desespero", afirmou Ronaldo. A preocupação do membro do COL está somente na preparação do país fora dos gramados para receber a Copa do Mundo.
"O que mais preocupa é a infraestrutura. Mas tenho confiança de que tudo estará resolvido", ressalta o Fenômeno. A tabela da Copa das Confederações também foi tema tratado pelo ex-jogador. No final de maio, a Fifa confirmou a realização da competição em seis sedes. São elas: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
No torneio, a cidade de Brasília receberá a estreia do Brasil. A seleção jogará em Fortaleza logo depois para, em seguida, encerrar a primeira fase em Salvador. A equipe só poderá atuar no Maracanã caso chegue à decisão da competição.
Ronaldo rebateu as críticas pela decisão da Fifa de colocar o time de Mano Menezes para jogar no Rio de Janeiro somente em uma hipotética final e colocou pressão nos jogadores e no técnico. "O povo carioca tem que entender que a maior honra é ter a final no Maracanã. Se a seleção não chegar, não será por culpa da organização. O Brasil tem que entrar em campo e chegar para jogar no Maracanã", apontou o ex-camisa 9 da seleção.