Aldo Rebelo aceita convite da Fifa e reencontra Valcke após crise de "chute no traseiro"
Do UOL, em São Paulo
-
REUTERS/Ueslei Marcelino
Aldo Rebelo encontrará Blatter junto com Ronaldo e representante do Comitê Local
O Ministério do Esporte confirmou nesta segunda-feira que o responsável pela pasta aceitou convite da Fifa para participar de reunião sobre o planejamento da Copa de 2014 na Suíça. A ocasião marcará o reencontro entre o ministro Aldo Rebelo e o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, dois meses depois da crise detonada por declarações do dirigente francês.
No início de março, uma declaração de Valcke gerou mal-estar com o governo brasileiro e estremeceu a parceria Fifa-Brasil na condução da organização da Copa de 2014. Na oportunidade, o dirigente francês afirmou que os anfitriões do Mundial precisavam de um "chute no traseiro" para acelerar os preparativos do evento.
No último domingo, em contato com a reportagem do UOL Esporte nos bastidores da prova da Indy em São Paulo, Aldo Rebelo afirmou que o momento é de reconciliação e que a parceria entre brasileiros e a Fifa deve mirar adiante.
"Nós respondemos quando houve o incidente envolvendo o secretário-geral da Fifa. Houve o pedido de desculpas pelo presidente da Fifa e por ele próprio, e acho que esse episódio deve ser considerado por nós superado", manifestou Aldo durante a prova de automobilismo em São Paulo. "Temos que olhar para frente. A organização da Copa tem que ser feita em parceria, do governo, que eu represento, com os organizadores, a Fifa e o comitê local", acrescentou o ministro do Esporte do governo Dilma Rousseff.
A reunião no próximo dia 8 de maio reunirá representantes do governo brasileiro, da Fifa e o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL).
Além do ministro do Esporte, participam do encontro o secretário-executivo Luis Fernandes e o chefe das assessorias do Ministério, Luís Paulino. A abertura oficial da reunião ficará por conta do presidente da Fifa Joseph Blatter.
Do lado da Fifa, estarão presentes o secretário geral, Jérôme Valcke, o vice-secretário geral, Markus Kattner, além dos diretores de Competições, Comunicações e Assuntos Públicos e do Departamento Legal. O COL estará representado por seu presidente, José Maria Marin, e dois membros de seu conselho de administração, os ex-jogadores Ronaldo e Bebeto. Também participará o representante brasileiro no Comitê Executivo da Fifa, Marco Polo Del Nero.
Na pauta do encontro estarão os preparativos para o Mundial de 2014, para a Copa das Confederações de 2013, além da agenda dos próximos 24 meses.