Ministro vê BH mais perto do cronograma da Copa-2014 e minimiza atraso em outras sedes
Guyanne Araújo
Do UOL, em Belo Horizonte
-
Guyanne Araújo/Vipcomm
Aldo Rebelo visitou as obras do Mineirão na manhã desta quarta-feira
Durante visita às obras do Mineirão nesta quarta-feira, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse que a capital mineira é a que está mais perto, entre as 12 cidades-sedes para a Copa do Mundo de 2014, de atingir o cronograma exigido pela Fifa. Porém, o representante do governo federal minimizou o atraso ocorrido em outras sedes.
"O andamento das obras do Mineirão e das obras de mobilidade urbana é compatível com o cronograma previsto. Examinando todos os números e dados, e verificando em loco a situação do Mineirão em relação à última vez que aqui estive, em dezembro, creio que Belo Horizonte é a sede da Copa que tem o calendário mais próximo e o cronograma mais compatível com o que temos de expectativa para a entrega das obras em 2013 e 2014", observou.
O ministro disse que os atrasos ocorridos em outras capitais não comprometem o cronograma da Copa de 2014. "A nossa expectativa é de que as obras estarão prontas para a Copa do Mundo em todas as 12 capitais. Não me consta que haja atraso, aqui por exemplo não há atraso. Em Fortaleza, as obras estão adiantadas em relação ao cronograma previsto", disse.
"Houve atraso, são atrasos estatisticamente desprezíveis, não vai comprometer a realização da Copa do Mundo e da Copa das Confederações, porque são atrasos tão pequenos que podem ser recuperados", acrescentou Aldo Rebelo.
Obras no Mineirão
De acordo com dados levantados pela Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa-MG), 55% das obras do Mineirão já foram concluídas e o restante ocorrerá até 21 de dezembro deste ano, data do encerramento da reforça do estádio da Pampulha.
Atualmente há obras na parte interna e externa do estádio. Atualmente, 96% das peças para a construção da esplanada (pré-moldados) estão prontas e 54% já foram instaladas. A esplanada está sendo construída no entorno do Mineirão e terá capacidade para 65 mil pessoas.
As autoridades presentes na visita assinaram uma bola na qual vai ser sorteada no próximo dia primeiro de maio, dia do trabalhador, aos operários da obra do Mineirão.
Além de Aldo Rebelo, marcaram presença à visita o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, e o presidente do consórcio Minas Arena, Ricardo Barra.