Após confusão com o ministro Aldo Rebelo, Fifa adia viagem de Valcke ao Brasil

Do UOL, em São Paulo

A Fifa comunicou o Governo Federal, nesta sexta-feira, que Jeróme Valcke, secretário-geral da entidade, não virá ao Brasil na próxima semana, como se esperava. Após toda a confusão envolvendo o cartola e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, Joseph Blatter quer encontrar-se com a presidente Dilma Rousseff antes de avaliar as cidades-sede da Copa de 2014. 

O comunicado da Fifa, também enviado à imprensa, é mais um capítulo em uma novela que já se arrasta há uma semana. Após Valcke dizer em entrevista coletiva que o Brasil precisava levar um pontapé no traseiro para apressar a organização da Copa do Mundo, Aldo Rebelo cortou relações com o cartola, dizendo que o governo brasileiro não o aceitava mais como interlocutor. 

Após chamar a reação do político como "infantil", Valcke voltou atrás, pediu desculpas e culpou uma suposta tradução equivocada. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, reforçou o mea culpa em carta enviada ao Brasil e pediu um encontro com a presidente Dilma Rousseff. 

Na última quinta, Aldo Rebelo disse ter aceitado o pedido de desculpas de Valcke, mas não deixou claro se aceitaria o cartola como interlocutor. Segundo o blog do Perrone, do UOL Esporte, o político segue relutando em receber Jerome Valcke (leia a matéria completa). 

Com o impasse ainda instaurado, Blatter decidiu adotar uma posição mais dura. Na próxima semana, Valcke completaria seu tour pelas cidades-sede da Copa do Mundo passando por Recife, Brasília e Cuiabá, ao lado de uma comitiva do Comitê Organizador Local. 

Agora, ele só voltará ao Brasil depois que a presidente Dilma Rousseff aceitar receber Joseph Blatter para que as arestas entre as partes sejam aparadas. 

LEIA O COMUNICADO DE JOSEPH BLATTER NA ÍNTEGRA

O presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, escreveu pessoalmente hoje (sexta-feira, 09 de Março de 2012) uma carta à presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, com o objetivo de marcar uma data para a reunião acordada. Tal ato dá sequência à confirmação da reunião feita pelo Ministro do Esporte em sua carta de ontem. Consequentemente, a segunda parte da visita da FIFA e do COL às Sedes de Recife, Brasília e Cuiabá, liderada pelo secretário-geral da FIFA Jérôme Valcke, por Ronaldo e por Bebeto, inicialmente marcada para a próxima semana, agora será reagendada para após o encontro com a presidenta Dilma Rousseff.

 



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos