12/07/2010 - 10h30

Polvo Paul se aposenta de carreira de oráculo com troféu da Copa e mariscos

Das agências internacionais
Em Berlim (Alemanha)

O Polvo Paul irá se aposentar da profissão de oráculo esportivo para curtir seus últimos seis meses de vida fazendo o que mais gosta: “brincar com seus tentáculos e alegrar as crianças que o visitam”.

As palavras, obviamente, não são do molusco, mas da porta-voz do Aquário Sea Life de Oberhausen, Tanja Munzig, que conta que Paul recebeu, nesta segunda-feira, uma última lembrança da sua efêmera carreira de vidente da Copa do Mundo: uma réplica da taça erguida pelos espanhóis, repleta de mariscos.

No entanto, Paul mostrou que não se impressiona com qualquer guloseima brilhante que surge à sua frente. Quando a taça cheia de mariscos foi colocada em seu aquário, o polvo simplesmente a ignorou.

O Polvo Paul virou um ícone pop da Copa do Mundo ao acertar o vencedor de todas as partidas da Alemanha no torneio – inclusive as derrotas, para Sérvia e Espanha – além do triunfante na final entre espanhois e holandeses.

Os polvos são os invertebrados mais inteligentes do mundo animal e dificilmente ultrapassam quatro anos de idade, razão pela qual Paul com certeza já não poderia fazer previsões na Copa de 2014, no Brasil. Também é improvável que deixe descendentes, já que os polvos machos morrem poucos dias depois de se reproduzirem, e o aquário de Oberhausen pretende poupá-lo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host