Reprodução

Reprodução da manchete do site do El País, que exalta a conquista inédita da Espanha

11/07/2010 - 19h00

Título deixa Espanha em êxtase e mídia mundial se rende ao time de Iniesta

Do UOL Esporte
Em São Paulo

“Inesquecível”, “justiça” e “imortal” foram algumas das palavras utilizadas pela mídia espanhola após a conquista do título na África do Sul. Com o gol decisivo, a minutos do fim da prorrogação, Andrés Iniesta tornou-se herói nacional e foi chamado de gênio mundo afora.

A EVOLUÇÃO DAS MANCHETES DO MARCA

  • Reprodução

    Marca lamenta ausência de vermelhos no 1º tempo

  • Reprodução

    Depois, a Espanha passou a perder chances de gol

  • Reprodução

    Por fim, gol de Iniesta levou a Espanha à conquista

O tom emocional foi uma constante na mídia ibérica. O Marca escreveu “Iniesta nos levou ao céu”, enquanto o AS e o El País foram mais simplistas. “Campeões” e “Espanha, campeã do mundo”, respectivamente.

Os jornalistas mais uma vez ressaltaram o talento da atual geração, que vem de um título da Eurocopa em 2008. A Holanda, muito faltosa e por vezes violenta ao longo da final, foi duramente criticada pelo estilo duro de jogo.

Ao todo, oito jogadores da seleção laranja receberam cartão amarelo. Heitinga, já na prorrogação, viu a segunda advertência e ainda foi expulso. Alguns lances, como a voadora de De Jong em Xabi Alonso no primeiro tempo, irritaram os comentaristas.

O Marca, ao longo do jogo, ressaltou supostas falhas do juiz Howard Webb e dos atacantes espanhóis. O próprio Iniesta, que virou herói do confronto, exagerou no preciosismo e perdeu pelo menos duas chances de abrir o marcador mais cedo.

Do outro lado, a lamentação foi grande. Derrotada pela terceira vez em uma decisão, a Holanda teve chances claras com Arjen Robben, mas não aproveitou e sucumbiu à pressão espanhola na prorrogação.

Apesar disso, o jornal holandês De Volkskrant reconheceu a qualidade de Iniesta e companhia. Da mesma forma, a imprensa mundial se curvou ao talento dos comandados de Vicente Del Bosque.

O argentino Olé, por exemplo, escreveu “Caramba! Que campeão”. O francês L’Equipe falou em uma “odisséia” espanhola, ressaltando o caráter aguerrido e o talento dos novos campeões mundiais.

O tablóide inglês The Sun preferiu fazer um trocadilho com o nome de Iniesta. "Get In!", escreveu o jornal, brincando com o fato de que a Espanha entrou, finalmente, no grupo das seleções que já venceram a Copa. 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host