AP

Müller aproveita falha de uruguaio Muslera para marcar para a Alemanha

10/07/2010 - 19h28

Müller deixa Copa com 100% nos chutes e atrás apenas de Pelé em 'artilharia jovem'

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A terceira colocação da Alemanha na Copa do Mundo da África do Sul também serviu para apresentar ao mundo uma das mais promissoras revelações do país nos últimos tempos. Com apenas 20 anos, o meia-atacante Thomas Müller comandou o time em campo e conseguiu marcas impressionantes para um jovem jogador.

MÜLLER NA COPA EM Nºs

Gols - 5
Finalizações certas - 5
Total de finalizações - 13
Passes certos (%) - 61
Total de passes - 241
Faltas cometidas - 5
Distância percorrida - 56,43 km
Velocidade máxima - 26,17 km/h
Cruzamentos (total) - 23

“Foi uma alegria pessoal ter jogado bem. Infelizmente não pude estar na semifinal [quando a Alemanha perdeu por 1 a 0 para a Espanha] e tenho impressão de que fiquei de fora de um jogo crucial”, afirmou o jogador, depois de receber o prêmio de melhor da partida. “Para mim, foi o mais importante voltar ao time nessa partida e jogar bom futebol.”

O camisa 13 da seleção alemã também disputa o prêmio de melhor jovem jogador da Copa do Mundo, ao lado do mexicano Giovani dos Santos e do ganense Ayew. “Acho que tudo isso mostra que Alemanha tem bom trabalho com jovens”, disse.

“Estamos chegando, com muito potencial. Para mim é uma premiação para meu trabalho. Ele foi feito graças ao clube, seleção, técnico. Foi realmente bom estar em campo na Copa e realizar coisas que nem imaginava. Vai ser eterna e boa a lembrança disso tudo.”

Com o primeiro gol marcado sobre o Uruguai na vitória de 3 a 2 na disputa de terceiro lugar, ele marcou o seu quinto na competição, fechando com a impressionante marca de 100% de aproveitamento no chutes certos que deu, de acordo com as estatísticas da Fifa. Das cinco finalizações que deu em direção ao gol em todo o torneio, todas acabaram entrando nas redes rivais.

Thomas Müller também atingiu um recorde em que é superado apenas por Pelé. O alemão foi o segundo jogador mais jovem a marcar pelo menos cinco gols em uma Copa do Mundo. Em 1958, no Mundial da Suécia, o atacante brasileiro marcou seis vezes quando tinha apenas 17 anos.

Agora, torce contra o espanhol David Villa e o holandês Wesley Sneijder. Se eles não marcarem na final da Copa neste domingo, Müller também será um dos maiores goleadores do torneio, ao lado dos dois e do atacante uruguaio Diego Forlán.

Se isso acontecer, o alemão será o segundo artilheiro mais jovem em Mundiais, ficando atrás apenas do húngaro Florian Albert, que 32 dias mais novo, ficou com essa honraria na Copa de 1962, no Chile, quando marcou quatro gols.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host