AFP/Carl de Souza

Alemanha esqueceu o abatimento e ficou com o terceiro lugar da Copa do Mundo

10/07/2010 - 17h20

Alemanha resgata ataque envolvente, vira contra o Uruguai e fica em terceiro

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O ataque mais envolvente e eficaz da Copa do Mundo não podia falhar outra vez. Neste sábado, a Alemanha deixou de lado toda a frustração pela derrota na semifinal e derrotou o Uruguai por 3 a 2, de virada, em um duelo aberto e vistoso em Port Elizabeth. Com isso, repetiu a campanha de 2006 e ficou com a terceira colocação do Mundial na África do Sul.

  • AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS

    Müller aproveita falha do uruguaio Muslera e anota o 1º gol alemão

  • AFP PHOTO / ROBERTO SCHMIDT

    Cavani chuta no canto para igualar o confronto no primeiro tempo

  • Fabrice Coffrini/AFP

    Forlán marcou belo gol de voleio, mas não impediu o revés uruguaio

  • Jogo aberto: Assim como a maioria das disputas de 3º lugar, os times não primaram na marcação e criaram muitas chances de gol no duelo
    Falhas individuais: Dois gols alemães saíram de erros de Muslera, assim como o 1º do Uruguai em falha de Schweinsteiger
    Volta do Müller: Depois de cumprir suspensão na semifinal, o jovem alemão deu boa movimentação ao ataque

Ao contrário do que aconteceu na semi diante da Espanha, a Alemanha voltou a exibir flashes do futebol ofensivo que caracterizou a equipe, dona do melhor ataque do torneio com 16 gols. No fim, o time germânico levou a melhor com gols de Müller, Jansen e Khedira. Cavani e Forlán marcaram para o Uruguai.

A conquista na África do Sul ainda confirmou a histórica sina de sucessos da Alemanha contra o rival sul-americano. Além de repetir o triunfo da disputa do terceiro lugar de 1970, a equipe europeia ampliou a invencibilidade quase centenária contra o Uruguai. Desde 1928, a seleção celeste não vence qualquer partida oficial contra o time germânico.

Desta forma, resta aos comandados de Oscar Tabárez lamentar o adeus à competição com outra derrota. Considerado uma das grandes surpresas do torneio, o Uruguai pode ao menos se consolar com o fato de ter igualado a colocação de 40 anos atrás, a melhor do time desde o bicampeonato mundial no Maracanazo de 1950.

Ambas as seleções basearam suas campanhas com a coletividade ofuscada pelos destaques individuais. Neste sábado não foi diferente para nenhum dos lados. Como resultado, as equipes mantiveram o histórico das disputas de terceiros lugares e protagonizaram um jogo aberto e repleto de gols.

Quando a partida começou, a Alemanha encontrou facilidade para impor seu estilo movida pelos espaços dados no meio-campo uruguaio. Logo aos 10min, o time europeu mandou a bola no travessão com cabeçada de Friedrich. Oito minutos depois, Müller mostrou oportunismo e finalmente abriu o placar.

O gol forçou o Uruguai a sair da defesa. E foi justamente com um erro do melhor passador da Alemanha que a equipe celeste igualou o marcador. Cavani aproveitou falha na saída de bola de Schweinsteiger e empatou o jogo. Depois disso, os dois adversários adotaram uma postura cautelosa e não alteraram o marcador até o intervalo.

A etapa final começou de maneira renovada para os sul-americanos, que viraram a partida logo aos 6min, com um golaço de Forlán. Mas a Alemanha não se abateu e, mesmo sem contar com quatro titulares, demorou apenas cinco minutos para igualar o confronto com gol de Jansen.

A partir daí o duelo ficou ainda mais aberto, com os padrões táticos deixados em segundo plano pelas equipes. Enquanto isso, o time de Joachim Low sentia a falta de Klose, lesionado. Porém, foi aí que apareceu o oportunismo do volante Khedira, que selou o triunfo do time europeu com um gol de cabeça aos 37min. Alemanha em terceiro lugar.

1ºT - 7min - UH! Forlán bate de direita, mas a bola passa raspando a trave de Butt e sai pela linha de fundo
1ºT - 10min - UH! Após cruzamento da direita, Friedrich sobe no segundo pau e cabeceia no travessão.
1ºT - 18min - GOL DA ALEMANHA! Schweinsteiger bate de longa com a perna direita. Muslera cai no canto e dá rebote. Na sobra, Müller toca para o gol vazio.
1ºT - 28min - GOL DO URUGUAI! Schweinsteiger é desarmado por Perez no meio-campo. No contra-ataque, Cavani recebe, invade a área e bate na saída do goleiro Butt.
2ºT - 6min - GOL DO URUGUAI! Arévalo vai à linha de fundo e cruza. Sozinho, Forlán bate de voleio e faz um golaço, no canto esquerdo de Butt
2ºT - 11min - GOL DA ALEMANHA! Boateng cruza da direita. No segundo pau, Jansen aproveita mais uma falha de Muslera e empata o jogo
2ºT - 37min - GOL DA ALEMANHA! Após escanteio da direita, Lugano afasta mal e Khedira, de cabeça, coloca a Alemanha em vantagem
Confira as melhores imagens da partida
Juca Kfouri:
Alemanha repete a última Copa do Mundo
Vitor Birner:
Uruguai joga melhor, mas Alemanha fica em 3º
Müller: Voltou depois de suspensão na derrota para Espanha da semifinal e foi escolhido o melhor em campo Jansen: Mesmo tendo feito o segundo gol alemão, não chegou perto das atuações do Podolski, a quem substituía na partida
Forlán: Mais uma vez brilhou e foi o principal jogador da seleção uruguaia, marcando um gol e colocando uma bola na trave no fim Muslera: Falhou grosseiramente em dois dos três gols alemães, jogando fora suas boas atuações durante essa Copa do Mundo

Ficha da Partida

Uruguai

Técnico: Oscar Tabárez
1. Muslera
16. Maxi Pereira
2. Lugano
3. Diego Godín
4. Fucile
17. Arévalo
15. Diego Pérez
5. Gargano
22. Martín Cáceres
10. Diego Forlán
7. Edinson Cavani
13. Loco Abreu
9. Luis Suarez

Alemanha

Técnico: Joachim Low
22. Butt
20. Jerome Boateng
3. Friedrich
17. Mertesacker
4. Dennis Aogo
6. Khedira
7. Schweinsteiger
13. Müller
8. Ozil
5. Tasci
2. Jansen
18. Kroos
19. Cacau
9. Kiessling
Terceiro lugar  
Data: 10/07/2010 - 15h30 Árbitro: Benito Archundia (MEX)
Local: Nelson Mandela Bay Assistentes: Hector Vergara (CAN) e Marvin Torrentera (MEX)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host