08/07/2010 - 08h47

Teixeira diz que segurança é 'problema mundial' e só aeroportos o preocupam em 2014

Mauricio Stycer
Em Johanesburgo

Quem for ao Brasil para a Copa de 2014 não deve ter uma preocupção especial com a segurança. “Segurança é um problema que existe no mundo inteiro, não tem uma fixação geográfica. Vejo violência na Europa e nos Estados Unidos. Não seria diferente no Brasil e na África”, disse Ricardo Teixeira, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), nesta quinta-feira, em Johanesburgo.

O principal cartola do futebol brasileiro informou que um grupo especializado na área de segurança veio à África do Sul para acompanhar o trabalho desenvolvido durante a Copa. “Tivemos um Pan-Americano no Rio (em 2007), que não apresentou nenhum problema com nenhum turista. Também tivemos a Eco-92 (conferência da ONU sobre meio-ambiente), grandes eventos esportivos, provas de Fórmula 1”.

Ao seu lado, o técnico Carlos Alberto Parreira observou que a segurança dos turistas durante a Copa na África do Sul foi garantida em uma série de áreas específicas, ao redor dos estádios e dos principais centros urbanos. “Se algum turista se aventurar fora destas áreas a culpa não é do governo”, disse o técnico.

Teixeira manifestou uma única preocupação com a infra-estrutura do Brasil para a Copa: “Os três grandes problemas que temos para 2014 são aeroporto em primeiro, aeroporto em segundo e aeroporto em terceiro”, disse. Segundo ele, o pedido de verbas para reformas de aeroportos brasileiros já foi feito e a liberação destes recursos terá precedência sobre outras.

Presidente da CBF desde 1989, há 21 anos, Teixeira foi questionado sobre uma declaração do presidente Lula a este respeito. Lula disse que recomendava ao cartola que agisse como ele à época em que dirigiu o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo: um mandato de quatro anos com possibilidade de reeleição por igual período. Teixeira respondeu: “Respeito profunda e democraticamente o que o presidente Lula acha das reeleições, apesar de discordar”.

O cartola disse que não está definido onde o Brasil ficará concentrado durante a Copa de 2014, mas deu uma boa pista. “Pode ser onde bem entender. No nosso caso, deve ser o Rio. Vamos fazer uma nova concentração no Rio”, disse. Teixeira informou ainda que não está decidido onde será montada a estrutura principal de imprensa e televisão da Copa. “A tendência é que seja em Brasília, Rio ou São Paulo”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host