07/07/2010 - 07h39

Comitê organizador ainda não definiu quem entregará a taça da Copa

Da EFE
Em Johanesburgo (AFS)

O Comitê Organizador da Copa do Mundo da África do Sul ainda não decidiu quem entregará, no próximo domingo, a Taça Fifa ao capitão da equipe vencedora da final, que terá a Holanda contra Alemanha ou Espanha.

"Não há um protocolo específico sobre quem deve entregar a Taça ao capitão vencedor. Em cada Mundial é tomada uma decisão diferente, e é competência do Comitê Organizador local", explicou o porta-voz da Fifa, Nicolas Maingot.

A lista de personalidades que terão convites para a final também não está fechada e continua a dúvida sobre se, finalmente, estará presente no camarote o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, uma das figuras mais carismáticas do continente.

"A lista não está confirmada. O presidente brasileiro Lula estará aqui em visita oficial, sabemos que também estará o presidente (sul-africano) Jacob Zuma, e, quanto a Mandela, ele tem um convite aberto, mas não sabemos se poderá assistir", disse o porta-voz do Comitê Organizador local, Jermaine Craig.

Sobre a cerimônia de encerramento, Craig confirmou a atuação da cantora colombiana Shakira para interpretar a música oficial do Mundial "Waka Waka", "mas também artistas africanos. Se a cerimônia inaugural esteve centrada em temas africanos, a de encerramento terá um componente mais moderno e mais jovem", apontou.

Sobre as críticas recebidas de parte da imprensa internacional sobre a organização do Mundial, Craig disse que o Comitê está "muito satisfeito de que a África do Sul, como país, tenha podido demonstrar não só sua capacidade organizativa, mas também seus atrativos".

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host