Reprodução

Com a foto de Abreu das quartas (nos cantos), El País destaca fim da odisseia celeste

06/07/2010 - 18h26

Imprensa holandesa festeja "dia memorável"; uruguaios encerram odisseia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A classificação da Holanda para a final da Copa do Mundo da África do Sul está entre os dias mais memoráveis da história do futebol holandeses. É isto que exploram os jornais do país. Com o triunfo por 3 a 2 sobre o Uruguai nesta terça-feira, a Laranja Mecânica assegura sua terceira final de Mundiais. A imprensa uruguaia, por sua vez, destaca o heroísmo do grupo e encerra a odisseia da Celeste Olímpica.

“Agora é pelo ouro”, mancheta o De Telegraaf. No texto, o periódico relembra os vice-campeonatos de 1974 e 1978 e coloca a semifinal na África do Sul como um dos dias mais memoráveis da história do futebol holandês.

O jornal diz que a Holanda está a uma vitória do “poder mundial” e enaltece a atuação de Sneijder, eleito o melhor da partida pela Fifa pela quarta vez. O De Volkskrant também dá destaque à classificação para a final, mas usa a imagem de Robben para dar destaque à notícia.

No Uruguai, o El País destaca: “Terminou a odisseia celeste”. No texto complementar, o jornal relembra o fato de o time chegar a uma semifinal de Copa do Mundo após 40 anos e reconhece a superioridade holandesa.

O Urugol chama detalhes da partida com o título: “Laranja amarga”, mas prefere destacar a frase do técnico Oscar Tabarez: “Estou orgulhoso de meus jogadores”. O Espectador não faz menção ao placar da partida e entitula como “Campeões de coragem”.

De volta a uma final de Copa do Mundo após 32 anos, a Holanda espera o vencedor de Alemanha x Espanha para decidir o título às 15h30 (horário de Brasília) de domingo. O Uruguai disputa o terceiro lugar no sábado.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host