Richard Heathcote/Getty Images

Jogadores da Holanda comemoram vitória sobre o Brasil, a 19ª nas últimas 24 partidas

05/07/2010 - 06h00

Holanda joga semifinal com melhor campanha da Copa e maior invencibilidade

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Algoz da seleção brasileira pela segunda vez em uma Copa do Mundo, a seleção holandesa prolonga uma série invicta que dura um ano e nove meses com 24 partidas sem derrotas da equipe europeia, que venceu 19 dessas partidas, incluindo confrontos pelas eliminatórias do Mundial, amistosos e jogos da Copa do Mundo.

HOLANDA APÓS COPA-2006

Jogos 53
Vitórias 38
Empates 10
Derrotas 5
Gols Pró 104
Gols Contra 32
Saldo de Gols 72
Aproveitamento 77,9%

A Holanda voltou a alcançar uma semifinal de Copa do Mundo após 12 anos. A última vez havia sido exatamente na derrota em disputa de pênaltis contra o Brasil na Copa do Mundo da França, em 1998. Pela primeira vez em suas nove participações em Mundiais, a Holanda chegou a cinco vitórias consecutivas e foi a única equipe a manter o aproveitamento de 100% na África do Sul antes de enfrentar o Uruguai na terça-feira às 15h30 (de Brasília).

A sequência de partidas sem derrota é a maior da história da seleção holandesa, que tem aproveitamento de 77,9% nas partidas disputadas após a Copa do Mundo de 2006, com apenas cinco derrotas e dez empates além de 38 vitórias.

O último revés da Holanda ocorreu em setembro de 2008, quando a equipe caiu por 2 a 1 ante a Austrália em um amistoso disputado em Eindhoven, na Holanda, pouco tempo após a Eurocopa-2008, em que os holandeses foram eliminados pela Rússia nas quartas de final.

Nas derrotas poucas derrotas da Holanda, os adversários não foram equipes de grande expressão no futebol, contra quem o time conseguiu ao menos um empate desde a eliminação no Mundial da Alemanha-2006. As partidas perdidas foram contra Suíça, Romênia, Belarus, Rússia e Austrália.

Assim, a equipe liderada por Robben e Sneijder leva vantagem para encarar um Uruguai que foi o último país a se classificar para a Copa do Mundo e não foi eliminado por Gana devido a uma “defesa” do atacante Luis Suarez e ao pênalti perdido por Asamoah Gyan.

Mas para a Holanda tentar voltar a uma final de Copa do Mundo é preciso mais do que os números favoráveis nas estatísticas, já que mesmo não sendo o favorito, o Uruguai carrega dois títulos mundiais em seu histórico enquanto os holandeses acumulam fracassos em decisões.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host