05/07/2010 - 08h07

A 3h do fim de ultimato, Fifa segue sem resposta de governo nigeriano

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (AFS)*

Faltando cerca de seis horas para que se expire o ultimato da Fifa dado ao governo nigeriano para que ele revogue a suspensão de dois anos da seleção do país após o fracasso na Copa do Mundo da África do Sul, a entidade máxima do futebol mundial afirmou que ainda não tem nenhuma resposta do país.

“Não temos nenhuma notícia a respeito da Nigéria. Agora, temos de esperar até às 18 horas (no horário nigeriano) para tomar uma decisão. A Fifa emitirá um comunicado a respeito, mas ainda não sabemos o que vai acontecer”, afirmou o porta-voz da entidade, Nicolas Maingot.

Em caso de que a Fifa cumpra sua ameaça de suspender a Nigéria como membro, “essa punição é mantida normalmente até uma nova ordem, mas não dá para saber por qual período nesse momento”, explicou.

Enquanto isso, o porta-voz do governo nigeriano defendeu a medida, mas não confirmou se a decisão será reconsiderada. “Tudo isso foi feito em nome do interesse superior do futebol”, declarou o representante Tony Ohaeri.

O comitê executivo da Federação Nigeriana de Futebol destituiu, no último domingo, o presidente Sani Lulu, o vice-presidente Amanze Uchegbulam, assim como o chefe da comissão técnica Taiwo Ogunjobi, tudo com a intenção de convencer o governo a revogar a suspensão que pode levar à punição da Fifa.

A suspensão da Nigéria implicaria na inabilitação de todas as suas equipes nacionais, clubes e árbitros de participarem de competições internacionais. O presidente do país, Goodluck Jonathan, decidiu suspender o time por dois anos por conta do desempenho no Mundial sul-africano, quando a equipe caiu ainda na primeira fase.

* Atualizada às 11h

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host